Sedurb realiza sorteio dos boxes da 1ª etapa do Mercado da Torre
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realiza, nesta quinta-feira (28), o sorteio para definir a localização dos comerciantes nos boxes do Mercado da Torre. A primeira etapa está em fase de conclusão e deve ser entregue a população neste mês de março. O sorteio acontecerá no grêmio recreativo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a partir das 15h30.
Nesta primeira etapa, formada pelos blocos D e E, foram construídos 79 boxes, que variam entre três e 12 metros quadrados. Neles serão comercializados carnes, peixes, frios, laticínios e cereais, além de serviços.
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Gadelha Neto, a obra é uma solicitação antiga da população de João Pessoa e terá um relevante alcance social. “Ao longo dos anos, o local foi perdendo suas características e deixando muito a desejar quanto a segurança, higiene e acessibilidade. Por isso estamos realizando esta intervenção, a primeira desde sua inauguração em 1962, resgatando a dignidade desses comerciantes, disponibilizando um ambiente mais higiênico e agradável em uma das feiras livres mais tradicionais da Capital”, ressaltou.
Com a obra toda licitada, a reforma do Mercado da Torre foi orçado em mais de R$ 6 milhões. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Após a ocupação dos boxes sorteados, os demais comerciantes serão relocados para áreas provisórias, no mesmo espaço. Com isso, a PMJP garante que as atividades não sejam interrompidas.
Estrutura – Os blocos D e E são formados por uma estrutura metálica em aço anticorrosivo e boxes em alvenaria revestidos em cerâmica. Todos são constituídos com bancadas em granito, de acordo com a orientação da Vigilância Sanitária. Cada boxe mede 1,10m de altura, proporcionando assim visualização do conjunto, mais ventilação e iluminação natural. O acesso se dá através de rampas que obedecem aos critérios de acessibilidade.
Melhorias – O Mercado da Torre possui uma área total de cinco mil metros quadrados e, com a reforma, terá uma estrutura para atender 240 comerciantes. No projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) consta uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital.