SMS promove ação para ampliar procura por mamografia e citologia

Por - em 439

Uma ação, que tem início nesta quarta-feira (6), vai mobilizar todos os cinco distritos sanitários de João Pessoa com o objetivo de ampliar a procura para exames de mamografia e citologia. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e integra as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, nesta sexta (8).

Trabalhadores de saúde de todos os distritos sanitários vão iniciar uma busca ativa entre as usuárias das Unidades de Saúde da Família (USFs), para conscientizá-las sobre a importância da realização desses exames. Nos últimos três meses do ano passado, a rede municipal de saúde ofertou, por mês, cerca de 2,8 mil mamografias e 12,3 mil exames citológicos à população feminina da Capital, mas a procura girou em torno de 65% e 80%, respectivamente.

“Precisamos mudar essa realidade”, ressaltou a gerente de Atenção Básica da SMS, Lucineide Braga. De acordo com ela, dentre os cânceres feminino, os de mama e os de útero são os mais incidentes, sendo que o de mama é o segundo mais frequente na população e o primeiro mais comum entre as mulheres (seguido do de útero). Esses dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura, caso descobertos em estágios iniciais.

Para a mama, a cura fica em torno de 90%, se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. “Quanto mais cedo for descoberto, maior a chance de cura. Mas, para isso, as mulheres precisam fazer os exames de prevenção, que são simples e estão disponíveis na rede pública”, disse a gerente.

No ano passado, a rede pública de saúde João Pessoa registrou 26 mortes por câncer de colo de útero e 62 por câncer de mama. “Nossa intenção é mudar esses números com ações de prevenção”, destacou.

Prevenção – Para Lucineide Braga, a baixa demanda dos exames no serviço pode ser uma possível explicação para esse quantitativo de casos. “Os indicadores são preocupantes, principalmente por ofertarmos, para a população feminina na faixa etária alvo, os exames de rastreamento preconizados pelo Ministério da Saúde e pelo Inca”, disse.

A mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, enquanto o exame citopatológico deve ser feito por aquelas que têm entre 25 e 64 anos. Para que a usuária possa ter acesso a estes exames, basta procurar sua Unidade de Saúde da Família e se consultar com o médico, que a encaminhará para a realização dos exames.