Hospital de Mangabeira lança campanha para notificar agressões a mulheres

Por - em 550

Com o tema “Notificar é cuidar!”, o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity lança, nesta sexta-feira (8), uma campanha para conscientizar profissionais e usuários sobre a importância da notificação em casos de violência contra a mulher. A campanha, que integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo Dia Internacional da Mulher, será lançada às 9h, com a distribuição de rosas brancas e panfletos informativos.

Médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atendem na urgência no Hospital de Mangabeira serão responsáveis pela realização da campanha, que será intensificada durante este mês. “Nosso objetivo é fazer com que nossos profissionais se envolvam na campanha e notifiquem os casos de mulheres vítimas da violência doméstica que são atendidas no hospital”, disse a diretora do Complexo, Adriana Lobão. A programação do dia também consta da realização de um coffee break, no meio da tarde.

Segundo Adriana, os casos que são registrados dentro de uma unidade hospitalar se transformam em dados para estatísticas que podem servir de parâmetro para ações futuras de políticas públicas voltadas à rede de proteção feminina. “Esse é um meio pelo qual os nossos profissionais de saúde podem contribuir para a redução desse tipo de violência na sociedade”, acrescentou.

Números – No mapa da violência do Instituto Sangari, João Pessoa aparece no segundo lugar entre as capitais do Brasil, no ranking de violência doméstica e familiar. Somente este ano, sete mulheres foram assassinadas e mais de cinquenta foram agredidas na Capital. “Esse número, infelizmente, pode ser maior, a partir do momento em que os hospitais também forem fonte de informação para os órgãos competentes”, concluiu a diretora do Hospital de Mangabeira.