Centro de Zoonoses realiza exposição de cães e gatos para adoção nesta sexta

Por - em 498

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Centro de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica, promove, no largo da Feirinha de Tambaú, orla de João Pessoa, a segunda Exposição de Animais para Adoção deste ano. No local, haverá mais de 100 bichos à disposição, das 15h às 19h.

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Nilton Guedes, o sistema de adoção responsável, implantado na primeira exposição, realizada no mês passado, continuará a prevalecer. “Quem quiser adotar um cão ou um gato passará por uma avaliação para ver se tem possibilidade de criar o animal. Depois da adoção, faremos um acompanhamento dessa pessoa, para verificar as condições do animal e dar orientações”, explicou.

Segundo ele, parte da população que desconhece o papel do Centro de Zoonoses leva para lá os bichos que não quer mais cuidar. Tal atitude acarreta em superlotação. “O Centro de Zoonoses não é um abrigo de animais. Recebemos, cuidamos e fazemos os exames necessários, para saber se o animal está apto à adoção, mas as pessoas precisam ter consciência de que, uma vez que decidem criar um gato ou um cachorro, a responsabilidade por esse animal é delas”, ressaltou.

Nilton também destacou que as exposições serão realizadas com frequência, em pontos diversos da cidade. O objetivo é dar nova vida aos animais que nascem e vivem nas ruas sem proteção – e que, em muitos casos, levam ao homem doenças que podem ser fatais, como a raiva. “Queremos melhorar o atendimento que prestamos à população e, ao mesmo tempo, primar pelo bem estar dos animais”, disse.

Para adotar um animal, o interessado deve ir à Feirinha de Tambaú munido de um documento de identidade e comprovante de residência.