Prefeitura participa de evento recreativo para pessoas com deficiência

Por - em 590

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participou, na manhã deste sábado (6), de um evento recreativo realizado pela Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social), localizado na Praia de Cabo Branco, em frente à Fundação Casa José Américo de Almeida.

O vice- prefeito e coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência da PMJP, Nonato Bandeira, esteve no evento e evidenciou a importância dessas ações. “Essas atividades chamam a atenção da sociedade e promovem cidadania as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, afirmou Nonato Bandeira.

Cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), da PMJP, beneficiados pelo programa da Sedes, foram recepcionadas com um café da manhã a beira-mar, antes das atividades darem início.

A Ong, que tem como parceira a PMJP disponibilizou ao público modalidades esportivas como surf adaptado, vôlei sentado, caiaque, rent bike, bocha, basquete e frescobol.

A Secretaria Municipal de Saúde e a de Desenvolvimento Social, o Hospital Napoleão Laureano, Governo do Estado e um grupo de palhaços, que participam de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), formado por alunos dos cursos da área de saúde, serviço social e psicologia participaram do evento.

Além das atividades, o público presente pode optar por ouvir histórias lúdicas, contadas pela professora Maria Magdalena, da Fundação Casa José Américo.

Em depoimento Sheila Luna, mãe de Vinícios Vivante, 4 anos, portador  de espinha bífida – mielomenigocele, que visitava pela primeira vez o AC Social, elogiou  o trabalho desenvolvido pela equipe. Ela ressaltou a organização, dedicação dos voluntários e frisou o respeito ofertado às pessoas com deficiência, garantindo que a partir de agora seu filho todo sábado marcará presença e vai usufruir das atividades oferecidas pelo projeto Acesso Cidadão.

O projeto – O Acesso Cidadão é aberto ao público específico com deficiência todo o sábado pela manhã, das 8h às 12h. Quem quiser participar, basta se dirigir ao local do evento, realizar o cadastramento e usufruir das recreações oferecidas. Em breve terá início curso de artes (pintura em argila, cerâmica).