Primeira-dama de João Pessoa recepciona representante do MDS
A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, e a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Marta Moura, estiveram presentes, nesta segunda-feira (08), no Centro Dia para receber o consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e professor doutor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Edgilson Tavares.
A visita técnica que será realizada, nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), ao Centro Dia (1° Centro de Referência do país a ofertar serviços a jovens e adultos com deficiência) tem por objetivo identificar as necessidades enfrentadas pelo local, a fim de buscar soluções junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal para fortalecer o atendimento a sociedade.
“Somos pioneiros no Brasil a oferecer o serviço integral de assistência social para pessoas com deficiência, por isso a preocupação em garantir o melhor atendimento a essas pessoas, já que o nosso município foi contemplado em meio a tantos outros”, afirmou Maisa Cartaxo. Segundo a primeira-dama, se faz necessário reconhecer as dificuldades técnicas para que o trabalho possa ser ainda mais otimizado.
Os serviços disponibilizados no Centro de Referência as Pessoas com Deficiência são um direito reconhecido pela Constituição, assegurando a essa parcela da população a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras, além de apoios para o desenvolvimento pessoal e social, como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivo ao associativismo, dentre outros apoios.
Neste serviço também são prestados orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social dos mesmos.
De acordo com o Edgilson Tavares, o Centro Dia atende os princípios do serviço de assistência social por fortalecer a convivência, desonerar a família e fortalecer aos deficientes os vínculos comunitários.
Para secretária Marta Moura, o Centro Dia, que acolhe cerca de 35 pessoas entre jovens e adultos, é sinônimo de aprendizagem. “O nosso objetivo e preocupação é assegurar o melhor atendimento possível às pessoas com deficiência que utilizam os serviços do Centro de Referência”, concluiu.