Caps Infanto Juvenil comemora cinco anos com atividades culturais e brincadeiras

Por - em 569

Apresentações teatrais e musicais, distribuição de guloseimas e tempo livre para muitas brincadeiras. Assim foi a festa de cinco anos de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Cirandar (CapsI Cirandar). O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), com a presença do secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Com sede na Avenida Dom Vital, bairro do Roger, o CapsI é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criado para substituir o hospital psiquiátrico, atendendo crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos com transtorno mental e com histórico de uso de álcool e outras drogas. O principal objetivo do CapsI é a reinserção social. “O serviço prestado pela equipe é excelente, merece a comemoração”, ressaltou o secretário.

O Capsi abrange todo município de João Pessoa e possui uma equipe multiprofissional. Médico, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, assistente social, arte educador, educador físico, farmacêutico, enfermeiro, técnico de enfermagem, redutor de danos (que lida de forma adequada com problemas que podem ser gerados pelo uso de álcool e outras drogas) e professor de capoeira estão entre os profissionais que atendem no local.

Saúde mental – O CapsI funciona das 7h às 17h, em regime intensivo (com a permanência do usuário durante o dia e fornecimento das três refeições), semi-intensivo e não intensivo. As crianças e adolescentes com até 18 anos de idade recebem cuidado humanizado na busca de socialização por meio da prática de acolhimento e oficinas terapêuticas (arte, expressão, música e psicoterapia).

Na área de saúde mental, o município de João Pessoa possui ainda os centros psicossociais Gutemberg Botelho, em Tambauzinho; o Caminhar, no Valentina Figueiredo; e o Álcool e Drogas (Caps AD), no Rangel.