SMS promove capacitação em teste rápido para hepatites B e C

Por - em 317

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta segunda-feira (29), por meio da Seção de DST/Aids e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma capacitação em teste rápido para hepatites B e C para as equipes do Consultório na Rua, Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Oceania) e Instituto Cândida Vargas (ICV).

A ação tem como objetivo realizar testes com a população em situação de maior vulnerabilidade – e, por esse motivo, com pouco ou nenhum acesso a testes que identifiquem sua sorologia. “Diferente do teste para HIV, os testes rápidos para hepatites B e C não são diagnósticos. Desse modo, caso o resultado dê reagente, o usuário será encaminhado ao CTA, onde realizará os exames confirmatórios”, disse Tatiana Pinangé, chefe da Seção de DST/Aids.

Ela destacou que as ações de capacitação para hepatites B e C deverão ir além dos testes rápidos. No segundo semestre deste ano, a Seção Municipal de DST/Aids e o CTA, em parceria com Sesc e o Sebrae, promoverão uma ação para sensibilizar profissionais de salões de beleza em relação ao cuidado no manuseio dos objetos utilizados pelas manicures. O intuito é prevenir as hepatites virais. “Os salões que aderirem à proposta receberão um selo de qualidade que indicará que aquele salão recebeu a capacitação”, acrescentou.

Para Tatiana, trata-se de uma proposta inovadora, que deverá contribuir para a conscientização dos profissionais de beleza e também dos frequentadores desses salões. “A proposta também pretende incentivar o diagnóstico precoce, que é fator fundamental no sucesso do tratamento”, enfatizou.

A expectativa, segundo o diretor do CTA, Roberto Maia, é aumentar o número de exames. “Espero que haja aumento na demanda de exames anti HBS e anti HBSAG, ou exames para hepatites B e C, por parte da população mais vulnerável”, disse.