Vacinação contra influenza é prorrogada pelo MS até dia 10 de maio

Por - em 407

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), imunizou cerca de 50 mil pessoas contra a influenza em todos os bairros da Capital – a meta é chegar a 96 mil pessoas vacinadas. A campanha, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de maio, teve início no dia 15 deste mês.

Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no período pós-parto, crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. A ação se destina a reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. As vacinas são aplicadas em 153 postos de vacinação, onde cerca de 1,2 mil profissionais da rede municipal atuam na ação.

A campanha também está destinada à população prisional, pacientes com comorbidade, mediante indicação médica e trabalhadores de saúde. No período de 22 a 30, ocorreu um agendamento nos hospitais públicos e privados para imunizar essas categorias. Pessoas com reação alérgica à vacina ou à clara de ovo devem evitar tomar a dose.

Influenza – A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou ainda pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.