Prefeitura promove Oficina de Aconselhamento e Teste Rápido para HIV

Por - em 418

Nos dias 27 e 28 deste mês a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a 2ª Oficina de Aconselhamento e Teste Rápido para HIV e Sífilis. A ação ocorre no auditório do Hospital Santa Izabel, das 8h às 17h. Serão capacitados os profissionais do Sistema único de Saúde (SUS) dos Distritos Sanitário I, II e III para atuarem com os testes rápido para HIV e Sífilis na Capital.

A ação é uma continuidade das oficinas de descentralização de teste rápido para HIV e Sífilis, promovidas pela seção municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.

Com essa capacitação, 75 serviços da rede municipal de saúde passarão a realizar o procedimento. “Até o final do ano, todas as 180 Equipes de Saúde da Família realizarão esses testes”, disse Roberto Maia, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) de João Pessoa. De acordo com ele, quanto mais precocemente as pessoas souberem de sua sorologia, mais fácil será para garantir boa qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/Aids.

Para Tatiana Pinangé, coordenadora DST/Aids de João Pessoa, a ação levará os exames de HIV e sífilis para perto das casas dos usuários do SUS. “O cuidado integral à saúde deve acontecer nas comunidades, principalmente para a população excluída socialmente, como é o caso dos usuários atendidos pela equipe do Consultório na Rua, como prostitutas, travestis, moradores de rua e transexuais”, enfatizou.