SMS realiza seminário sobre Aids, coinfecção e casais soro diferentes

Por - em 554

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), realiza o seminário “Aids, Coinfecção e Casais Soro Diferentes”. O evento acontece das 8h às 17h, no CTA, localizado no Cais Jaguaribe, e tratará da importância do diagnóstico precoce de tuberculose, HIV e hepatites virais e de como essas coinfecções estão associadas.

De acordo com o diretor do CTA, Roberto Maia, as estatísticas mostram que, em João Pessoa, 15% das pessoas com tuberculose têm associada à sua patologia, o HIV positivo. “O Ministério da Saúde preconiza que todas as pessoas com tuberculose façam o teste de HIV. Grande parte das pessoas com Aids em João Pessoa é formada por mulheres casadas e heterossexuais. Devido ao machismo e à falta de diálogo com seus parceiros sobre sexualidade, elas acabaram contraindo o HIV”, disse.
O seminário também falará sobre os casais soro diferentes. “Boa parte dos casais heterossexuais e homossexuais são soro diferentes. Eles precisam usar preservativos e ter a reprodução assistida, pois têm direito a ter filhos, mesmo estando em uma relação soro diferente”, acrescentou Roberto Maia.

Para a coordenadora da Seção DST/Aids da SMS, Tatiana Pinangé, o seminário será importante para que as equipes da Atenção à Saude dialoguem sobre o cuidado integral às pessoas que vivem com HIV/Aids e hepatites virais, como também sobre as novas tecnologias de prevenção.

Confira a programação:

8h30 – Abertura

9h – “Tuberculose e HIV”, com Gerlânia Simplício

9h40 – “Aids e suas vulnerabilidades”, com Roberto Maia

10h30 – Debate

12h – Almoço

13h30 – “Aids em casais soro diferentes”, com Mônica Franch

15h – Debate

16h – Coffee break