SMS realiza Semana da Atenção Hospitalar na Doença Falciforme no Ortotrauma

Por - em 384

No período de 20 a 24 de maio, a Área Técnica de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio do Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), realiza a Semana de Mobilização da Atenção Hospitalar na Doença Falciforme. Na mesma oportunidade, será lançada a campanha “Doença Falciforme – Aqui Nós Cuidamos”.

Uma enfermidade com incidência relacionada a esse segmento da população é a doença falciforme. No município, com a notificação compulsória, foram cadastradas 184 pessoas com a doença. Para oferecer acompanhamento apropriado, a SMS já qualificou mais de 500 profissionais da rede, desde 2011, e criou procedimentos técnicos para o atendimento adequado na atenção básica.

Na saúde, as desigualdades decorrentes de questões étnico-raciais se refletem em dados epidemiológicos que evidenciam diminuição da qualidade e da expectativa de vida da população negra, tanto pelas altas taxas de morte materna e infantil, como pela violência vivenciada de forma mais intensa por esse grupo.

A Semana de Mobilização da Atenção Hospitalar na Doença Falciforme será realizada no auditório do Ortotrauma, pela manhã e à tarde (programação completa abaixo).

Doença falciforme – É uma doença causada pela presença de hemoglobina S (HbS) nas hemácias de um indivíduo. No Brasil, estima-se que, por ano, três mil crianças nasçam com o problema. Os principais sintomas são anemia crônica, icterícia (cor amarelada na parte branca dos olhos), mãos e pés inchados, muita dor nos punhos e tornozelos (frequente até os dois anos de idade) e crises de dores em músculos, ossos e articulações. Teve origem na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada de escravos.

 

Programação:

Segunda, 20:

10h – Abertura e apresentação teatral

14h – Oficina “Classificação de risco na doença falciforme”

 

Terça, 21:

10h – Abordagem clínica na doença falciforme

14h – Oficina “Classificação de risco na doença falciforme”

 

Quarta, 22:

10h – Abordagem clínica na doença falciforme

14h – Abordagem informativa

 

Quinta, 23:

10h – Abordagem informativa

13h – Oficina “O cuidado na doença falciforme: construindo juntos um novo lar”

 

Sexta, 24:

9h às 12h – Oficina “Notificação compulsória na doença falciforme: o papel da Vigilância em Saúde”

Encerramento

Mais informações pelo telefone 3214-7955.