Vacinação contra gripe em João Pessoa bate meta do Ministério da Saúde
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu imunizar 104.092 pessoas contra a influenza. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, a meta proposta pelo Ministério da Saúde era de 80 mil pessoas vacinadas no município.
Segundo Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, o resultado foi possível devido ao trabalho realizado nos 153 postos de vacinação, por cerca de 1,2 mil profissionais envolvidos na campanha. “Os grupos alvo da campanha atenderam o chamado e compareceram aos postos. Trabalhamos sempre com o objetivo de expandir a cobertura vacinal, e este ano a adesão da população respondeu positivamente aos nossos esforços”, disse.
Postos móveis de vacinação espalhados pela cidade e atuando durante os sábados integraram parte da ação para bater a meta de imunizações. A vacina, segundo Chiara, reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A população com mais casos de mortalidade envolvendo complicações da gripe é formada por pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no período pós-parto, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e portadores de doença crônica de qualquer idade.
Influenza – A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou pelas mãos, que após, contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.