Sedes dá boas vindas aos contemplados no Bolsa Universitária 2013

Por - em 320

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), deu boas vindas aos 100 novos contemplados no Programa Bolsa Universitária, na tarde desta segunda-feira (27), com uma palestra sobre “Direitos Humanos e Deveres dos Alunos Contemplados em 2013”, no auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria.

A abertura do evento foi presidida pela secretária Marta Moura, às 14h30. Na ocasião ela destacou a importância do evento. “É algo inédito, um dos primeiros realizados no sentido de dá boas vindas aos novos alunos contemplados do Bolsa Universitária, abrindo um diálogo que pretendemos fazer pelo menos duas vezes no semestre”, afirmou.

Marta Moura continuou dizendo que se surpreendeu ao verificar a ficha de cada um dos alunos. “Todos têm uma renda per capita muito baixa, e mesmo assim apostam e brigam pela possibilidade de conquistar os seus sonhos”, disse.

Para a secretária, observar o auditório repleto de pessoas que tem um histórico ligado, em sua maioria, com o Programa Bolsa Família, é motivo de satisfação. “Isso prova que o perfil sócio-econômico da população está mudando. Temos à nossa frente personagens de verdade, com dores, experiências. São histórias de lutas interessantes. Acreditamos que com esta ajuda, estamos dando mais uma contribuição para melhoria na educação”, avaliou Marta Moura.

A diretora da Assistência Social (DAS), Themis Gondim, responsável pela execução do Programa, disse que a atitude do governo em continuar com o Bolsa Universitária foi muito importante. “A gestão entendeu que deve permanecer e com perspectiva de ser ampliado. Nós da diretoria queremos colaborar mais com vocês, socializar os conhecimentos que estão adquirindo, trabalhar em parceria”, conclamou.

Palestra – A palestra foi conduzida pela coordenadora do Bolsa Universitária, Juliana Maia. Na oportunidade foi apresentado todo o histórico do Programa, criado em 15 de março de 2010 e que em 2013 contabilizou mais de 400 inscrições de estudantes, dos quais 100 foram selecionados.

Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter concluído nenhum curso de nível superior, bem como estar usufruindo de qualquer outro benefício ou incentivo à graduação.

Ajuda de custo – O Programa Bolsa Universitária representa uma ajuda de custo para despesas como passagens, xérox e outras necessidades pertinentes aos alunos, que são estudantes carentes e que muitas vezes necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos estudos.

Para ser beneficiado, o aluno tem que está regularmente matriculado em instituições de ensino de nível superior (pública ou privada) e inserido no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal. Atualmente o programa conta com uma média de 260 alunos, 160 que recebem e 100 que vão entrar a partir do mês de julho próximo.

Os valores das bolsas são de 1/3 do salário mínimo vigente para o aluno selecionado, cuja família esteja cadastrada no CadÚnico, e de 1/6 do salário mínimo vigente para o aluno que a família já esteja recebendo o benefício do Bolsa Família. Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 113,00 para beneficiários do programa ‘Bolsa Família’ e de R$ 226 para quem não recebe o auxílio do Governo Federal.

Acompanhamento – Semestralmente, os alunos beneficiários do Programa Bolsa Universitária deverão apresentar histórico que comprove sua situação escolar. Caso não seja aprovado em todas as disciplinas obrigatórias no semestre correspondente, serão descontados 20% do valor da bolsa por disciplina reprovada, até o limite de 100%. O desempenho do aluno será fundamental para a sua permanência no programa.

Cadastro – Os candidatos aprovados devem comparecer pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no Centro Administrativo, no bairro de Água Fria, no período de 27 de maio até o dia 14 de junho munidos de  uma foto 3×4, dados de conta do Banco do Brasil, histórico assinado e carimbado, documentos pessoais originais e comprovante de residência atualizado.

Os alunos selecionados que não comparecerem às datas estabelecidas (da entrega dos documentos e participação na palestra) serão automaticamente eliminados e a vaga será repassada para os alunos que integram a lista de reserva do processo 2013.