PMJP realiza o I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família

Por - em 628

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta terça-feira (04), o I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família no Município de João Pessoa. O evento aconteceu no Auditório Paulo Tarso da Silva, do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A solenidade, que teve como tema “Vamos nos conhecer melhor”, aconteceu das 8h às 18h, e contou com a presença do secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca, e da diretora de Assistência Social (DAS), Temis Gondim, além da participação das Secretarias de Saúde e de Educação.

Segundo Joubert Fonseca, o Programa Bolsa Família é uma “Ferramenta Revolucionária” que passou a incluir na sociedade famílias que se encontravam em extrema linha de pobreza. “Por isso, é necessário pluralizar o diálogo com quem mais precisa de forma intersetorializada,” concluiu.

Para a coordenadora do Bolsa Família do Município de João Pessoa, Maria Aparecida, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), é de extrema importância a continuidade do Programa Bola Família em virtude dos indicadores terem melhorado, no entanto educação do grupo familiar é uma área que precisa ser potencializada.

Histórico – O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias carentes e garantir o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa à inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo Programa.

O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

É o maior e mais ambicioso programa de transferência de renda da história do Brasil, que nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias em situação de maior pobreza no país.

O I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família no Município de João Pessoa visou discorrer os seguintes objetivos:

– Melhorar o entendimento sobre a Transferência de Renda e do Programa Bolsa família;

-Melhorar o conhecimento entre as equipes envolvidas;

– Observar as necessidades de todas as áreas envolvidas nas ações do Programa;

– Propor melhorias que incentivem a intersetoralidade;

– Início da construção do Plano Municipal de Ações Integradas do Programa Bola Família em João Pessoa;

– Reforço à Meta 9 do Plano Municipal de Assistência Social no intuito de estabelecer a Gestão Integrada entre Serviço e Benefício, articulando Proteções Sociais Básica e Especial e Coordenação Municipais do Programa Bolsa Família ( Saúde, Educação e Assistência Social);

– Reforço da Meta 23 do Plano Municipal de Assistência Social a fim de qualificar os dados municipais para a composição d IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal).