Sedec participa dos preparativos para ‘Conferência Nacional pelo Meio Ambiente’

Por - em 468

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), representada pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), participa nesta terça (11) e quarta-feira (12) da formação inicial para a ‘IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)’. O evento acontece das 8h às 18h, no hotel Nord Blue Sunset, no Cabo Branco.

O objetivo da atividade é capacitar os representantes das secretarias de educação da Paraíba, que atuam na área ambiental, para exercerem a função de multiplicadores nas unidades de ensino.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Sedec, Maria Auxiliadora Dantas, a formação abre espaço para o debate sobre os problemas ambientais na escola, comunidade e sociedade. “Isso incentiva as novas gerações a ter um novo olhar sobre o mundo que temos e que queremos, buscando a construção de um futuro ambientalmente sustentável”, afirmou.

A meta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é implantar, a partir de 2014, a Escola Sustentável em toda a rede pública. “A rede municipal já vem desenvolvendo um trabalho voltado para a educação ambiental, inclusive dentro das diretrizes estabelecidas pela própria Conferência, a exemplo das temáticas sugeridas: terra, água, fogo e ar, trabalhadas de forma transversal,” disse o secretário de Educação, Luíz Sousa Júnior.

Educação Ambiental – O programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de João Pessoa trabalha com projetos nas unidades escolares que visam desenvolver ações educativas promovendo a sustentabilidade com qualidade de vida. Para concretização do programa, este setor abriga três áreas básicas: horta escolar, arborização e jardinagem, além da Agenda 21.

A professora Maria Ilza Franco, membro da equipe da educação ambiental da Sedec, explica que é necessário ensinar as crianças a viver dentro da lógica que é produzir ao invés de consumir e gastar. “Só assim poderemos construir uma sociedade sustentável, justa e equitativa”, ressaltou.