Plano prevê construção de escolas integrais e valorização do magistério

Por - em 557

op_forum_participativo (5) copy copyA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), realizou nesta sexta-feira (5) o segundo ciclo de fóruns temáticos para discutir as demandas do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria.

Os debates do quinto dia foram relacionados à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e contou com a participação do secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior, do secretário executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, além de representantes de segmentos sociais, conselheiros regionais do OP e membros da sociedade civil.

Dentro das temáticas o secretário Luiz Junior apresentou as metas a serem alcançadas pela Sedec. Dentro dos objetivos está a construção de 11 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) no primeiro ano de governo e mais 29 Creis a cada ano. No Ensino Fundamental será priorizada a expansão de escolas que funcionam em tempo integral, construção de 20 unidades educacionais, reformar e adaptar outras quatro escolas para funcionarem em tempo integral. O Secretário disse ainda que na educação especial será ampliado o acesso de alunos deficientes na rede regular de ensino e promover a educação inclusiva. Ampliar o número de vagas e disciplinas no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) e também crescimento no Passe Livre.

“É bom escutar a comunidade. Escutar os pais. Com isso podemos fazer uma educação melhor. A educação não começa nem termina na escola. Tem também a participação da família. Escutar e dialogar são fundamentais para que você construa uma política educacional sustentável, com capacidade realmente de atender o que a população de João Pessoa quer”, disse Luiz Junior.

Para Hildevânio Macedo, também coordenador das plenárias PPA-P, a avaliação da primeira semana de atividades foi positiva. “Não tínhamos esta expectativa quando apresentamos a proposta de realização dos fóruns. A participação é crescente. E tenho certeza que as discussões que a população tem apresentado podem ser contempladas na proposta do PPA. Na próxima semana espero aprofundar mais os debates” falou Hildevânio Macedo.

O PPA é uma ferramenta de participação popular onde constam as ações que serão executadas nos próximos anos pelo governo municipal, definindo prioridades de atuação.

Calendário – O segundo ciclo de fóruns temáticos ocorrerá ao longo de 16 dias deste mês de julho, no auditório do Centro Administrativo Municipal. Os encontros serão sempre das 8h às 12h, exceto nos dias das secretarias de Turismo e de Habitação, que acontecerão no período da tarde, das 14h às 17h.

Confira o calendário do ciclo:

08/07 – segunda-feira- Ciência e Tecnologia

09/07 – sexta-feira – Turismo

10/07 – quarta-feira – Habitação e Regularização Fundiária

11/07 – quinta-feira – Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/07 – sexta-feira – Juventude e Esporte

15/07 – segunda-feira – Mobilidade Urbana e PAC

16/07 – terça-feira – Política de Igualdade de Gênero

17/07 – quarta-feira – Assistência Social

18/07 – quinta-feira – Desenvolvimento Econômico

19/07 – sexta-feira – Segurança Urbana e Cidadania

20/07 – sábado – Saúde