Prefeito faz abertura do ‘Formação Continuada’ para profissionais de educação

Por - em 383

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o secretário municipal de Educação, Luís Souza Júnior, abrem, na próxima segunda-feira (15), o curso de formação continuada ‘Diálogos Educacionais’. O evento, que acontece a partir das 19h, no ginásio da Unipê, em Água Fria, contará com a participação de profissionais em educação das escolas municipais e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Na ocasião, haverá apresentação da cantora paraibana Cátia de França e da Banda PB Baile.

“Nosso Governo tem feito investimentos permanentes na educação, que passam pela valorização dos profissionais do setor e também pelo fortalecimento da educação infantil, com a construção de novos Creis e ampliação das vagas no maternal. Mas nada substitui o fortalecimento do processo pedagógico. O diálogo e a capacitação são fundamentais e é isso que essa formação vai proporcionar”, declarou o prefeito Luciano Cartaxo.

O evento, que tem o intuito de proporcionar o aprimoramento das práticas pedagógicas, enfocando a temática Gestão, Currículo e Avaliação, continua até a terça-feira (16). Durante todo dia, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, haverá a realização de oficinas pedagógicas voltadas para professores, gestores, apoio, especialistas. Ao todo vão ser 31 oficinas divididas em sete segmentos espalhadas em 70 salas de aula.

Para o secretário de educação, a metodologia adotada este ano tem a característica de procurar ouvir e sintetizar as demandas e experiências. A novidade é que a maioria das grandes oficinas será ofertada por profissionais da própria rede municipal.

“Nós já temos uma capacidade instalada muito grande com professores com formação em pós-graduação e precisávamos dar chance a esses profissionais de mostrar o trabalho deles. Esses diálogos fazem parte de uma estratégia, de uma programação da formação continuada”, disse o gestor.

Ao final da atividade cada turma terá que fazer um relatório e encaminhar a Secretaria de Educação, que vai avaliar os documentos e discutir novamente com as escolas as melhorias adotadas em cada uma das instituições de ensino de João Pessoa.

TEMÁTICAS DAS OFICINAS:

Segmento: Gestores e Especialistas

1 – Gestão Escolar e Inovação: reflexão sobre a avaliação, o currículo e a docência

2 – Avaliação Institucional e práticas de Gestão no cotidiano escolar

3 – Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem.

Segmento: Gestores, Especialistas e Professores; (Temas Transversais)

1 – Educação: Violência, escola e a diversidade cultural

2 – Práticas de Ensino Inclusivas

3 – Educação para a diversidade: desafios da prática escolar

4 – Diversidade étnica, cultural, sexual e religiosa: a problemática da inserção no cotidiano escolar

5 – O professor e a diversidade cultural

Segmento: Educação Infantil e Ensino Fundamental I

1 – Alfabetização e letramento

2 – Letramento: leitura e escrita

3 – Produção Textual: análise de gêneros nos anos iniciais

4 – Letramento na Educação Infantil: as muitas facetas