Projeto de interatividade entre PMJP e UFPB é indicado para prêmio nacional

Por - em 379

O Projeto Brasil 4D, primeira iniciativa de interatividade social na TV aberta, desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi indicado para o Prêmio Set 2013, na categoria ‘Melhor solução de interatividade desenvolvida para a televisão digital terrestre baseada em middleware Ginga lançada no biênio 2012-2013’.

Na Paraíba, o Projeto testou a interatividade e outras funcionalidades do sistema de TV Digital brasileira com cem famílias de baixa renda de João Pessoa, beneficiárias do Programa Bolsa Família, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As chamadas ‘Famílias Cras’ foram selecionadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros do Cristo Redentor, Mandacaru e Colinas do Sul. “Queremos destacar o profissionalismo e a generosidade destas técnicas sociais envolvidas, porque foi essencial para o bom desempenho do trabalho”, afirmou a mestre em TV digital, Madrilena Feitosa, que evidenciou a grande satisfação da equipe envolvida no projeto D4 com o resultado positivo na Paraíba.

No Brasil, o 4D foi idealizado pelo superintendente de Suporte da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), André Barbosa. Em João Pessoa, foi coordenado pelo professor e diretor do Centro de Informática da UFPB, Guido Lemos, e pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa.

Premiação – A cerimônia de entrega do prêmio será na próxima terça-feira (20), às 19h30, no Centro de Exposições Imigrantes, por ocasião do Congresso SET, em São Paulo.

O projeto 4D, que é pioneiro no Brasil, concorre com mais dois na mesma categoria. O processo de votação foi efetivado por cidadãos internautas, durante votação virtual encerrada no último dia 13 de agosto.

Teste – O primeiro teste da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa foi realizado em João Pessoa em dezembro de 2012. O teste consistia na instalação do equipamento set-top box nas TVs de cada família participante. Acoplado à TV, o equipamento permitia a interatividade no canal de serviços do Governo Federal por meio do controle remoto.

“Enquanto assistia o canal, o telespectador poderia acessar informações sobre vagas de empregos em João Pessoa, cursos de capacitação, obtenção de documentos, além de serviços (na área de saúde) e benefícios do Governo Federal, como aposentadoria, programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso”, explicou Madrilena Feitosa.

A SET é a Sociedade Brasileira de Engenharia de TV. Todos os anos, durante o seu congresso nacional, ela premia as melhores soluções da área de tecnologia do país. “A inclusão digital destas pessoas, de certa forma, fortaleceu o nosso propósito de também contribuir com a conquista de sua cidadania”, concluiu.