Alunos recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica
Os alunos das escolas municipais Moema Tinoco e Apolônio Sales receberam, nesta quarta-feira (25), a premiação de campeões da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no mês de julho. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, com a participação do Sexteto de Sopros da Escola Municipal Augusto dos Anjos.
A premiação foi entregue pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e pela empresa de Planejamento em Educação Tecnológica (Pete), participante do evento.
Cada aluno e o instrutor da equipe Moema Kids, da Escola Moema Tinoco da Cunha Lima, receberam uma câmara digital, uma camisa, uma mochila e um kit robótica para cada aluno.
O secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior, destacou a importância de ter a tecnologia aliada a uma visão de cidadania, de visão de defesa do meio ambiente, de uma ética, de solidariedade. “Eles são todos vitoriosos. Isso aqui é apenas um incentivo. Mas o importante é mostrar que a escola publica tem condições de competir com outras escolas. E este ano vamos triplicar os investimentos na robótica. E em 2014 vamos duplicar esse valor triplicado”, disse o secretário.
A mesma premiação foi entregue aos alunos e ao instrutor da equipe Robô Apolo, da Escola Apolônio Sales, por terem sido selecionados para disputar, no mês de outubro, a Competição Brasileira de Robótica (CBR), na cidade de Fortaleza, no Ceará, na modalidade “Dance Primary”. A Apolônio Sales participou das apresentações da chamada “Dançando com o Robô”.
“Estamos muito felizes. E eu tenho que certeza que vamos representar muitos nossas escolas em Fortaleza. Estamos muito confiantes”, disse o aluno Cleyson Lima da Paixão, da equipe Moema Kids.
“Brincar, manipular e construir robôs é resgatar o interesse por aprender e despertar a criatividade para superar os desafios diversos que foram impostos no projeto, o qual será em algum momento da vida útil para aqueles participantes”, disse a coordenadora da Robótica, Sineide dos Santos Andrade.
A vitória na seletiva estadual garantiu passaporte para a final, nacional, disputada este ano, novamente em Fortaleza, entre os dias 16 e 21 de outubro. Devido ao grande número de equipes, a segunda colocada do nível 1, equipe Missão Moema (Escola Moema Tinoco da Cunha Lima) também vai participar da final na capital cearense.