Mais de 4 mil pessoas são beneficiadas com cursos profissionalizantes

Por - em 368

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou nesta sexta-feira (27) a qualificação profissional dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas acontecem todas as sextas-feiras em 84 escolas da rede municipal de ensino das 18h30 às 21h50. São 154 turmas divididas em 27 cursos, um total de 4,620 alunos. O curso é uma parceria com Fundação de Educação Tecnologia e Cultural da Paraíba (Funetec).

O projeto de Qualificação Profissional integrada à EJA (QPEJA) tem como objetivo possibilitar a integração da Educação Básica e a Educação Profissional, contribuindo para uma proposta educacional dentro da perspectiva de uma política de inclusão social emancipatória. “Eles estão tendo uma chance não só de se qualificar, como também de se profissionalizar. Quando entramos nas salas de aula percebemos a alegria e força de vontade de cada um deles. E a novidade deste ano é o curso de mecânica de motos que foi o curso mais procurado”, disse a coordenadora da EJA, Vilma Oliveira Vasconcelos de Moraes.

O projeto visa ainda favorecer uma aprendizagem mais qualificada dos educandos da EJA, próxima da sua realidade social, cultural, favorecendo a continuidade dos estudos numa perspectiva de formação integral.

A comerciante Maria do Socorro Cassimiro Cavalcanti, de 55 anos, resolveu fazer o curso de auxiliar de cozinha pensando em crescer profissionalmente. “Futuramente eu posso fazer um concurso e trabalhar em uma creche. Quero também ter outra fonte de renda que é fazer salgados, docinhos, trufas e estou aqui para aprender”, disse com felicidade a nova aluna.

Os cursos oferecidos são corte e escova, camareira, corte e costura, mecânica de motos, caixa, auxiliar de cozinha, informática básica, manicure e pedicure, auxiliar de recepção, pedreiro de acabamento, pintor, assistente de turismo, montagem e manutenção, eletricista predial, mosaico e pintura decorativa, embelezamento, bijuteria, estoquista, assistente de almoxarifado, recepção/teleatendimento, auxiliar administrativo, agente de portaria, vendas varejo e televendas, garçom, pizzaiolo, frentista, chapeiro (grelha) e cuidador de idoso.