SMS realiza desratização e vacinação antirrábica no bairro do Bessa

Por - em 498

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) da Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza, nesta quarta-feira (3), uma ação de desratização no bairro do Bessa, no entorno do Rio Jaguaribe. No mesmo local, a Gvaz oferecerá vacinação antirrábica para os cães e gatos que não foram imunizados na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, cujo dia D aconteceu no último sábado (28). Para ter acesso às vacinas, a população deve levar seus animais às tendas instaladas nas proximidades do Condomínio Valparaíso, a partir das 8h.

A desratização será realizada por agentes ambientais na região que abarca as margens do Rio Jaguaribe. A proliferação dos roedores, segundo o gerente da Gvaz, Nilton Guedes, se deu por causa do acúmulo de lixo no local. “Faremos a desratização agora e voltaremos duas semanas depois para averiguar a eficácia da ação. Mas é importante que a população faça a sua parte e não jogue restos de comida nem entulhos no local, pois é disso que o rato precisa para se propagar”, disse.

Alimento, abrigo, água e acesso são os quatro “as” que atraem os ratos. Ao evitá-los, segundo Nilton, a população está tomando uma medida antirratização. “Prevenir é sempre melhor que remediar. Se as pessoas não querem que suas casas sejam invadidas por ratos, elas devem cuidar, também, do seu entorno”, alertou.

Contra a raiva – A vacinação antirrábica desta quarta dará continuidade à campanha iniciada no último sábado (28), em nível nacional. “Este ano, foram vacinados mais de 58 mil cães e gatos domésticos em João Pessoa. Continuaremos a campanha para que a secretaria atinja a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% da população canina e felina da cidade, ou 65 mil animais”, disse Nilton.

De acordo com ele, a campanha continuará durante o mês de outubro, até o dia 25, em postos itinerantes. Depois do Bessa, os próximos bairros que terão postos volantes são Cidade Verde de Mangabeira e Mumbaba, na próxima quinta-feira (3). Para quem perder mais essa oportunidade, basta levar o animal ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde a vacinação é oferecida diariamente. “Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, incluindo os que estão gestantes, já que não existe contraindicação”, ressaltou.