Prédios da PMJP têm iluminação especial para homenagear o “Outubro Rosa”
Doze locais em João Pessoa, entre prédios públicos, logradouros e um hotel, receberam iluminação especial para homenagear o “Outubro Rosa”, mês de conscientização e combate do câncer de mama. A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A secretaria adjunta da Saúde (SMS), Bárbara Wanderley, disse que para que haja um enfrentamento maior na luta contra o câncer de mama é necessário que se incluam a educação e a saúde em todos os níveis da sociedade. “Neste contexto, o ‘Outubro Rosa’ pretende criar uma conscientização de grande proporção por meio de ações de divulgação sobre a necessidade de fazer os exames periódicos e preventivos, os direitos do paciente e tudo que envolva as doenças e suas formas de prevenção”.
Os prédios e locais que recebem iluminação em tons de rosa são: Estação Cabo Branco (Altiplano), Paço Municipal (Centro), Hospital Santa Isabel (Tambiá), Unidade das Praias (Tambaú), Rotatória do Bessa Shopping (Bessa), Instituto Cândida Vargas (Jaguaribe), Cais Jaguaribe (Jaguaribe), Hotel Tambaú (Tambaú), Cais Cristo (Cristo Redentor), Sede da SMS (fachada frontal e Ouvidoria) e ainda o girador do final da Beira Rio e a rotatória de Mangabeira.
Outubro Rosa – O movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce para o câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Surgiu na década de 1990, onde nos Estados Unidos várias cidades tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.