Parceria entre PMJP e Governo Federal oferece exames de vista para alunos da rede municipal
Como forma de cuidar da saúde dos alunos da rede municipal de ensino e garantir um melhor desempenho em sala de aula, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Governo Federal, está oferecendo exames oftalmológicos gratuitos. É o programa ‘Consultório Itinerante’, colocado em prática através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa e os Ministérios da Educação (MEC) e Saúde (MS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Nesta quarta-feira (16), a iniciativa beneficiou cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino. Os exames foram realizados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o suporte de oftalmologistas do Hospital Universitário, professores do curso de medicina e alunos da graduação.
“Essa parceria é mais uma forma de cuidar de nossos alunos. Trata-se de um trabalho suplementar porque nossa rede hoje já está fazendo, com recursos próprios, o atendimento em média de 350 crianças por dia. Nas escolas nós também abrangemos exames de otorrinolaringologia e fonoaudiologia”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.
A estudante da Escola Municipal João Santa Cruz, Annielly Alexandre da Silva, foi uma das beneficiadas com o projeto e agradeceu pela ação. “Estou adorando. Infelizmente vou precisar usar óculos, mas aqui vou ganhar de graça”.
Projeto – O Consultório Itinerante é um projeto do MEC que tem o objetivo de dar apoio às escolas estaduais e municipais do Brasil. Os alunos passaram por uma triagem e em seguida pelo exame oftalmológico. Os óculos são feitos no mesmo local após ter sido detectado o problema na visão.
“O MEC detectou, através de levantamentos epidemiológicos, que um dos motivos de repetição escolar era uma problema de saúde, principalmente o oftalmológico. A UFPB tá dando apoio a sociedade com esses consultórios itinerantes e essa parceria com a Prefeitura de João Pessoa”, afirmou o diretor administrativo adjunto do HU, Ângelo Brito Pereira de Melo.