Ouvidoria da Saúde recebe mais elogios em nove meses que nos últimos dois anos

Por - em 311

Entre janeiro e setembro deste ano, a Ouvidoria Setorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 281 elogios aos serviços prestados pela pasta à população de João Pessoa. O número é 65% maior do que a soma da avaliação positiva de 2011 e 2012, que tiveram 105 e 65 elogios registrados, respectivamente.

“Esse percentual tende a subir, pois, além de não termos contabilizado ainda os números de outubro, faltam mais dois meses para se encerrar 2013 e a gente poder fazer uma comparação ano a ano”, disse Alcilene Figueiredo, chefe da Ouvidoria. Segundo ela, o setor fornece um exame de raios-X de tudo o que acontece na saúde. “Se estamos recebendo mais elogios é porque nossos serviços estão cada vez melhores”, ressaltou.

Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ter uma ouvidoria forte é importante para construir uma boa gestão, pois ela é ferramenta indispensável para a criação de um projeto político democrático. “Essa é a intenção da nossa gestão: melhorar a qualidade do atendimento e estar aberta à participação dos usuários”, disse.

As ouvidorias têm o papel de instrumentalizar o gestor, a fim de que as decisões sejam precisas e dadas em tempo hábil. A intenção, com isso, é direcionar ações políticas e estratégicas. “O relatório gerencial é o instrumento utilizado no processo de gestão participativa, pois fornece levantamento e análise dos dados sobre as manifestações registradas”, ressaltou Adalberto.

Compromisso – A Ouvidoria Setorial da Saúde é um instrumento vinculado à Secretaria Executiva de Ouvidoria Geral do Município (OGM), órgão da estrutura administrativa e funcional ligado à Secretaria da Transparência Pública.

Por meio dela, a SMS estabelece um canal de comunicação entre a população de João Pessoa e a atual gestão. “Queremos identificar necessidades e distorções no setor e buscar soluções para as demandas apresentadas. Temos o compromisso de propiciar um relacionamento democrático e participativo entre a gestão e a sociedade”, concluiu Alcilene.

Elogios, sugestões, reclamações, solicitações e denúncias referentes aos serviços prestados pela SMS são encaminhados pela ouvidoria aos setores competentes, para o devido parecer. A ouvidoria também fornece informações gerais sobre a estrutura, o atendimento e o funcionamento das unidades de competência do município. Com isso, identifica e avalia o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. O prédio da ouvidoria se localiza na Avenida Epitácio Pessoa, 1324, Torre.

A Ouvidoria Setorial da Saúde também está presente na rede descentralizada em Atenção Básica, Especializada e Hospitalar, com os canais de entrada de manifestações por telefone e presencial.

Canais de entrada de manifestações:

• Telefone: 160

• Carta: Avenida Epitácio Pessoa, 1324 – Torre

• Pessoalmente: Avenida Epitácio Pessoa, 1324 – Torre

• Internet: site da prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Ouvidoria Geral do Município

• E-mail: ouvidoriasaude@joãopessoa.pb.gov.br