Ponto de Cem Réis se transforma em ambulatório ao ar livre no Dia Mundial do Diabetes
Durante a manhã desta quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, o Ponto de Cem Réis se transformou em ambulatório e atendeu a centenas de pessoas que passavam pelo local. Realizado pela Prefeitura da Capital, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Unipê e a Sociedade Paraibana de Cardiologia, o evento teve o objetivo de propagar informações sobre como prevenir e tratar o diabetes.
Em tendas montadas no coração de João Pessoa, uma equipe formada por enfermeiros, técnicos, médicos e estudantes de medicina verificaram a pressão, fizeram teste de glicemia capilar, avaliaram os pés de pessoas já diabéticas e deram orientações sobre tabagismo e nutrição. “Acabei de verificar minha pressão e de fazer o teste de glicemia. Está tudo bem comigo, graças a Deus”, disse o comerciante José Alves Firmino, 47 anos, que confessou ter medo de ir ao médico. “Mas eu sei que é importante se prevenir, então preciso mudar isso em mim. Com doença não se brinca!”, acrescentou.
O comerciante tem razão: com doença não se brinca. Principalmente com uma enfermidade silenciosa, como é o caso do diabetes. “Quanto mais tempo o paciente demorar para descobrir e se tratar, mais sequelas terá, como cegueira, insuficiência renal, risco de amputações, infarto, AVC e impotência sexual”, enfatizou Clecia Oliveira, responsável pela área Técnica de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo ela, tanto para se prevenir quanto para se tratar, a pessoa deve ter uma alimentação saudável, praticar atividade física de forma regular, controlar o peso e buscar o serviço de saúde para acompanhar as taxas. Ela disse ainda que, além da ação no Ponto de Cem Réis, as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão desenvolvendo atividades com foco no diabetes durante todo o dia.
Números – Segundo dados do Ministério da Saúde, 4,7% da população de João Pessoa tem diagnóstico de diabetes. Atualmente, 24.406 diabéticos estão cadastrados no Programa Hiperdia, da SMS, e sendo acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (eSFs). Todas as USFs da Capital fornecem o tratamento contra a doença e sua prevenção.
Novembro Azul – A ação desta quinta-feira faz parte da programação do “Novembro Azul”. Para atender a população masculina neste mês, a SMS tem disponibilizado cinco mil testes de PSA (que detecta o câncer de próstata) e mil consultas em urologia, com objetivo de zerar a demanda reprimida, além de exames de rotina e consultas em outras especialidades.
Programação do “Novembro Azul”
Sábado, 16
7h – Caminhada e Corrida Azul
Praça da Amizade, Rangel.
Terça-feira, 19
Dia Internacional do Homem
Tendas com ações itinerantes em locais estratégicos de João Pessoa: Medição da pressão arterial e teste de glicemia; Ginástica laboral; Orientação postural e Teste rápido de hepatites virais e sífilis.
Domingo, 24
7h – Pedalada Azul
Lagoa do Parque Solon de Lucena (Centro)
Segunda-feira, 25
8h às 12h – Dia do Taxista
Sindicato dos Taxistas (Torre): Medição da pressão arterial e teste de glicemia; Ginástica laboral; Orientação postural; Teste rápido de hepatites virais e sífilis e Vacinação.