Usuários do Caps Gutemberg Botelho apresentam resultado de oficinas
Cerca de 650 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho apresentam, nesta terça-feira (17), a partir das 17h30, o resultado das oficinas produzidas durante todo o ano. Na oportunidade, haverá apresentações de teatro, oficina terapêutica música e confecção de material artístico. O Caps fica situado na Avenida Minas Gerais, 409, Bairro dos Estados.
“Festas temáticas fazem parte do cronograma de atividades do Caps. Esta ação é importante, pois tem uma presença significativa dos usuários e familiares. Eles participam desde a confecção dos adornos ao próprio custeio da festa”, explica a diretora do Caps, Sandra Carvalho.
“O Caps é importante dentro da rede de assistência psicossocial. Ele substitui as internações manicomiais, conforme a nova linha de cuidado preconizada pelo Ministério da Saúde. Ele é destinado a atender a pessoa que tem transtorno mental incapacitante, que traz prejuízo para sua vida social. No Caps o usuário pode ficar internado por até 10 dias interrompidos ou sete dias consecutivos”, explica a diretora.
Especializado em atender pessoas com transtornos mentais, o Caps Gutemberg Botelho acompanha usuários com transtorno mental grave, de domingo a domingo, 24 horas do dia. O local dispõe de seis leitos de acolhimento (sendo três femininos e três masculinos), sala de estar, recepção, posto de enfermagem, refeitório, cozinha, área para lazer e realização de oficinas e área burocrática.
Os usuários do Caps são acompanhados por uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, arte educador, oficineiro e técnico de enfermagem.
Atendimento especializado – Os Caps oferecem oportunidade de tratamento especializado para que pessoas com transtornos mentais ou com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente, longe dos hospitais psiquiátricos. Em João Pessoa, a PMJP mantém quatro unidades de tratamento, sendo duas específicas para transtornos mentais, uma para tratar vícios em álcool e outras drogas e uma para o atendimento infanto-juvenil.