Prefeitura inicia inscrições para o Projovem Adolescente segunda-feira
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Governo Federal, inicia, nesta segunda-feira (13), as inscrições para o Programa ProJovem Adolescente.
Os interessados deverão se dirigir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de seu bairro ou a Coordenação do Projovem, localizado na Avenida Engenheiro Leonardo Arcoverde, N° 250, Jaguaribe. As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Critérios – Podem se inscrever jovens com idades de 15 a 17 anos beneficiários do Bolsa Família.
Documentação – Para realizar a inscrição é necessário apresentar o Número de Informação Social (NIS) ou o Cartão da Bolsa Família do responsável, cópia de identidade (RG) do responsável e do adolescente e a declaração da matrícula escolar.
Desenvolvido desde junho de 2008, o programa atende 1.600 jovens na cidade de João Pessoa, com uma série de atividades para qualificação profissional; oficinas temáticas socioeducativas, oficinas de esporte, cultura, lazer e formação para o mundo do trabalho com encaminhamentos ao jovem aprendiz.
O Projovem Adolescente é parte de um conjunto de ações da proteção social básica, com a finalidade de fortalecer o convívio familiar e comunitário desses meninos e meninas, articuladas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Política Nacional de Juventude (PNJ) e Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
Além disso, o programa visa o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
Em João Pessoa, treze comunidades são atendidas com o Programa Projovem Adolescente; Cristo Redentor, Rangel, Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Padre Zé, Mandacaru, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Gramame, Cruz das Armas, Cidade dos Funcionários I, São José e Bessa.
As atividades do Programa acontecem sempre no horário oposto ao da escola dos jovens, ocupando um tempo que estaria ocioso para qualificação profissional.
Para o coordenador do Projovem Adolescente em João Pessoa, Lázarro Joaquim, a inserção no mercado de trabalho é o maior objetivo. “Antes os jovens não tinham abertura para se inserir no mercado de trabalho. Com ajuda de programas como o Projovem Adolescente, os jovens têm obtido mais oportunidades e vem qualificando cada vez mais”, afirmou.
Confira os endereços dos Cras:
Centros de Referência da Assistência Social (Cras):
– Alto Mateus – Rua Luiz Pimentel Batista s/n- Fone: 3214-6641;
– Cristo Redentor – Rua Universitário Rogério Benevides, 245, por trás do Almeidão, S/N – Fone: 3214-4912;
– Cruz das Armas – Rua Juiz Domingues Porto nº 84, – Fone: 3214-5494;
– Gramame – R-Telegrafista Geraldo Fagundes de Araújo, s/n, Próximo a Escola Municipal Antenor Navarro – Fone: 3220-1210;
– Ilha do Bispo – Travessa Lopo Garro, S/N – Fone: 3214-5479;
– Mandacaru – Rua José Alfredo de Ataide, S/N – Fone: 3218-7814;
– São José – Travessa São Gonçalo, 15 – Chatuba – Fone: 3214-8588;
– Valentina – Rua Francisco Alves Rodrigues, 28 Fone: 3237-4680;
– Padre Zé – Av. Ayrton Senna, nº 974 – Fone: 3214-2850;
– Grotão – Severino Bento de Moraes nº 13
– Mangabeira – Janduir Dantas s/n – Fone: 3239-1677.
Mais informações com a Coordenação Projovem Adolescente pelo telefone 3214 – 3709.