Vigilância Ambiental inicia ação contra mosquitos em Manaíra e Bairro São José
A Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (13) uma ação direcionada ao controle de mosquitos nos bairros São José e Manaíra. A ação ocorre das 8 às 17h, com concentração das equipes em frente à Unidade de Saúde Integrada de São José. A intenção é aplicar inseticida em depósitos e ferros velhos, além de conscientizar a população sobre o controle de pragas.
De acordo com Nilton Guedes, gerente da Vigilância Ambiental, o objetivo é conter a alta infestação de muriçocas que tem como criadouro principal o Rio Jaguaribe, em virtude do controle biológico, como peixes, pássaros e outros predadores do mosquito. “Além das muriçocas, a ação também ajuda a combater o mosquito da dengue. Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar à população a diferença dos mosquitos e tentar minimizar a quantidade de criadouros”, enfatiza.
Além da aplicação de inseticida de ação residual nas sucatas, borracharias, depósitos de ferros velhos e depósitos de materiais recicláveis, o inseticida espacial com equipamento costal motorizado também será realizado, assim como a visitação de todos os imóveis em construção para orientação e controle de pragas.
Nas ações os agentes apresentarão um mostruário com o ciclo evolutivo dos mosquitos e será montada uma tenda para adoção e vacinação de animais. “Além de fatores como acúmulo de lixo e problemas de esgotamento, o aumento da temperatura estimula a atividade reprodutiva dos mosquitos. A população percebe a presença elevada de mosquitos visto que as fêmeas necessitam de sangue de mamíferos ou aves para o desenvolvimento dos ovos”, destacou Nilton Guedes.