PMJP vai medir a quantidade de larvas do mosquito da dengue em áreas mais afetadas

Por - em 564

FotoAlexLacerdaOvitrampa (11)A Prefeitura Municipal de João Pessoa quer saber qual o volume de ovos do mosquito da dengue produzidos na Capital. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde implantará, a partir desta terça-feira (11), ovitrampas, armadilhas artificiais, inicialmente em quatro bairros, Jardim Oceania, Aeroclube, João Agripino e Pedro Gondim. A ação, que vai até março, servirá para reforçar as ações nas áreas mais afetadas.

Segundo Nilton Guedes, gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, a colocação das armadilhas objetiva o monitoramento da população do Aedes aegypti. “Isso irá possibilitar que direcionemos ações de controle mais eficazes e em curto período, ao mesmo tempo em que retiramos uma significativa quantidade de ovos que provavelmente iriam eclodir”, destaca.

As ovitrampas instaladas serão recolhidas semanalmente e encaminhadas imediatamente para o Laboratório de Entomologia da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, onde será feita a contagem dos ovos. “As ações de controle deverão ser adotadas após avaliação dos resultados fornecidos pelo laboratório. Ao todo serão instaladas 60 armadilhas, assim distribuídas: 23 no Jardim Oceania, 16 no Aeroclube, nove no João Agripino e 12 no Pedro Gondim”.

O gerente explica que a quantidade de armadilhas foi baseada no número de quadras existentes, ocupando uma a cada cinco quadras do bairro. As armadilhas serão colocadas nas residências com a permissão do proprietário ou responsável pelo imóvel. Nilton enfatiza que a ação será contínua e outros bairros também serão avaliados “conforme resultados dos níveis de infestação no município”.FotoAlexLacerdaOvitrampa (20)

Ovitrampa – É uma armadilha artificial constituída por um pote preto fosco, com capacidade para meio litro de água, sem tampa, com um furo na lateral da parede do depósito. Tem duas palhetas de madeira compensada, tipo Eucatex, medindo 2 cm x 12 cm, presa verticalmente por um clipe, no interior da armadilha. No pote é colocada água de torneira. A armadilha deve ser instalada a aproximadamente 1 metro de altura, em local sombreado e protegido da chuva, na parte externa do imóvel.