Prefeitura desobstrui galerias em vários pontos da cidade

Por - em 431

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou as ações de limpeza e desobstrução de galerias em vários pontos da cidade. Vinte carros e cem profissionais foram disponibilizados para essas operações. Também está sendo executado o desassoreamento do rio Jaguaribe, numa ação conjunta com a Defesa Civil do Município.

As equipes de manutenção trabalham em diversos bairros, a exemplo do Cristo Redentor, José Américo e Bairro dos Novaes, na limpeza e desobstrução de galerias pluviais, utilizando bomba de sucção em pontos de alagamento. Na operação de desassoreamento do rio Jaguaribe estão sendo retirados lixo, vegetação e lama.

LIXO – Grande parte dos alagamentos, verificados em vários pontos da cidade, ocorre por causa da obstrução das galerias, pelo excesso de lixo jogado nas ruas. “Somente a Seinfra retira, diariamente, em média, de seis a oito toneladas de lixo de dentro das galerias”, ressalta Ronaldo Guerra, secretário de Infraestrutura. São plásticos, descartáveis, latas, sandálias, papéis, isopores, brinquedos, borrachas, vidros, garrafas de plástico e de vidro e esgoto que vêm de galerias clandestinas. Até as tubulações com grandes dimensões, que tem a finalidade de carrear as águas das chuvas para os rios, são prejudicadas pelo excesso de lixo jogado nas ruas.

Para Ronaldo Guerra, é imprescindível a cooperação da população no sentido de evitar jogar lixo nas ruas, principalmente levando em conta que o período de chuva intensa esta se aproximando. “Essa cooperação pode evitar transtornos para todos, já que os alagamentos impossibilitam a passagem de pedestres e veículos em vários pontos da cidade”, ressalta.

A Seinfra trabalha com cerca de 100 homens, coordenados por dois engenheiros. Vinte veículos, sendo 15 caminhões e cinco carros de apoio são utilizados na execução do serviço. O material retirado das galerias é levado para um aterro no Roger – onde funcionava o antigo lixão – local apropriado para o armazenamento desses resíduos. Para desentupir as galerias são usados dois tipos de caminhões – um de sucção e outro de limpeza a vácuo.