Saúde irá implantar sistema que unifica informações do usuário

Por - em 396

Profissionais da rede municipal de saúde dos cinco distritos sanitários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participam, nesta terça-feira (25), de uma oficina de capacitação para a implantação do e-SUS, um sistema que irá unificar todos os demais utilizados na Atenção Básica. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), está sendo realizada das 8h às 17h no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) na Av. Beira Rio.

O e-SUS da Atenção Básica é uma estratégia do MS destinada a reestruturar o sistema de informação em âmbito nacional. Tânia Cunha, diretora de Atenção à Saúde, ressaltou que, com o novo sistema, a coleta de dados deixa de ser uma atividade a mais para fazer parte da rotina. “O sistema terá registro individualizado de cada cidadão. Com isso os profissionais de saúde terão acesso ao histórico de atendimentos do usuário e poderão deixar lembretes ou indicações para que cada profissional possa fazer o atendimento da melhor forma possível”, destacou.

Tânia explicou que o sistema será implantado na rede de Atenção Básica, que compreende todas as unidades de saúde da família, até o primeiro semestre deste ano, mas a pretensão do MS é que o sistema abranja a rede hospitalar e a rede especializada. Maiores informações sobre o sistema podem ser acessadas no site www.saude.gov.br/dab, ou pelo Disque Saúde 136.