Censo Escolar comprova crescimento nas matrículas da Educação Infantil

Por - em 1099

sedec_diadoprofessor_foto_dayseeuzebio (1)Dados oficiais, divulgados pelo Censo Escolar de 2012 e 2013, por meio do Ministério de Educação e Cultura (MEC), mostram que a rede Municipal de Ensino de João Pessoa teve um crescimento no número de alunos matriculados. Em 2012 eram 57.791 estudantes e em 2013, esse número subiu para 58.865.

O maior crescimento foi de alunos da educação infantil, de zero a cinco anos de idade. Houve um aumento de quase 36%, passando de 6.148 para 8.359 em um ano. O alunado está dividido nas 95 escolas e 69 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

Em 2013 a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) municipalizou as creches estaduais, reformou e ampliou dezenas de unidades escolares, além de ter criado novas vagas com o reordenamento do sistema escolar.

O secretário de Educação, Luíz de Sousa Junior, comemorou o resultado e ressaltou que a expectativa é de mais crescimento para este ano.

“A população pessoense vai ganhar 44 novos Creis, pelo menos 12 estão com as obras em andamento e devem ser entregues em 2014. Também serão construídas seis novas escolas. No planejamento anual, estão a formação continuada e a capacitação de docentes e especialistas. Um ano cheio de perspectivas para a educação, prioridade na gestão municipal”, destacou o gestor.

Censo Escolar – O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória feita anualmente por todas as unidades escolares por meio do Educacenso. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

É a partir desta pesquisa que são implementadas políticas públicas como o Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e valorização profissional da educação.