Folia animou usuários do Centro de Referência Municipal da Pessoa com Deficiência
O frevo e as marchinhas de carnaval tomaram conta do pátio interno do Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência (CRMPD) nesta quinta-feira (27), durante o Baile de Carnaval “ Folia da Inclusão”. Os usuários brincaram animados por uma orquestra de frevos nas ruas adjacentes ao Centro de Inclusão, em Tambiá.
Cerca de 150 Crianças, adolescentes e adultos com vários tipos de deficiência e seus familiares, caíram na folia sob os acordes de tradicionais marchinhas, frevos e samba. A coordenadora do Centro de Inclusão, Juliana Teixeira Coelho, considerou o momento de alegria e descontração. “Todo o nosso esforço é para a conquista da cidadania por meio da inclusão. Ficamos muito felizes quando verificamos a alegria nos seus rostos e dos seus familiares”, destacou.
Realizado anualmente, o carnaval faz parte do calendário temático da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Além dos usuários do Centro de Inclusão, também participaram foliões do Centro Dia e da Residência Inclusiva, todas vestidas a caráter, com fantasias tradicionais.
Para a coordenadora da unidade, as festas temáticas são momentos de integração do usuário com os seus familiares, dentro da proposta de convivência e fortalecimento de vínculos da gestão municipal. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) coordenaram o trânsito em todo o percurso do bloco.
O Centro de Inclusão, que é mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), fica localizado na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 399, em Tambiá.
Centro Margarida – As crianças atendidas pelo Centro de Formação Margarida Pereira da Silva também participaram do tradicional “Baile à Fantasia”. Mais de 60 crianças dos abrigos mantidos pela PMJP caíram na folia com fantasias, máscaras e adereços produzidos por elas mesmas, nas oficinas de artes do Centro.
A coordenadora Verônica Oliveira da Silva ressaltou a importância do evento. “É um momento de alegria, no qual todas as casas de acolhidas de crianças e adolescentes estão integradas. As próprias crianças escolheram o tema da festa que gostariam de ter para brincar o Carnaval e isso é muito importante”, destacou.
Também participaram do baile usuários e usuárias da Casa de Acolhida Feminina, Lar da Criança Jesus de Nazaré, Casa Lar Manaíra, Morada do Betinho, Casa de Passagem, Casa Inclusiva e Casa Masculina.