Sedurb recebe representantes de associação e discute regularização de ambulantes
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai desenvolver estudos para permitir a regularização de ambulantes em alguns trechos do Centro de João Pessoa. O projeto foi discutido durante reunião com representantes da Associação de Ambulantes e Trabalhadores Gerais da Paraíba (Ameg), realizada no final da manhã desta quarta-feira (19), na sede da Sedurb.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, serão autorizados os ambulantes que já tem registro e perfil cadastrados pelas entidades representativas ou pelos agentes de controle urbano. “A Sedurb vem desenvolvendo um trabalho de conscientização diante dos ambulantes, visando a melhoria das condições do tráfego de pedestres nas vias públicas, com a desobstrução, especialmente, das calçadas”, ressaltou o secretário.
Ainda segundo Assis Freire, será viabilizada a implantação da autorização dos ambulantes, inicialmente, na Rua Santo Elias, onde um número limitado de trabalhadores será liberado para a comercialização dos produtos, evitando a obstrução das vias públicas. “Com esta medida vamos evitar que os empresários terceirizem seus serviços, contratando ambulantes e espalhando-os pela cidade, bem como, serão coibidas as pessoas que possuem mais de uma atividade, limitando o trabalho às famílias que sobrevivem do comércio informal”, concluiu Assis Freire.
Segundo a presidente da Ameg, Márcia Medeiros, atualmente cerca de 700 ambulantes estão cadastrados pela associação em João Pessoa, trabalhadores independentes que não possuem vínculo empresarial. “Já estamos trabalhando internamente uma campanha educativa entre os afiliados, para que possamos seguir em diálogo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, afirmou Márcia.