Semam e Sedurb trabalham em parceria na execução da poda de árvores

Por - em 1049

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem dado continuidade ao serviço de poda de árvores por toda a cidade. Só este ano, a Semam emitiu 495 laudos avaliando a saúde e a condição das árvores urbanas.

Edilton Nóbrega, secretário de Meio Ambiente, afirmou que a Capital tem aproximadamente 300 mil árvores plantadas em áreas externas de logradouros públicos, como calçadas, canteiros centrais e praças. “É nossa função zelar pelo patrimônio ambiental da cidade. Os moradores da Capital estão ligando constantemente para solicitar este serviço. Temos um total de 64 bairros e recebemos, em média, 70 ligações diárias, que são devidamente registradas e catalogadas”.

A população pode solicitar a avaliação de árvores urbanas a Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, pelo telefone 3218-9203. O procedimento exige a abertura de um processo para que um técnico faça um estudo no local onde está plantada a árvore. Um laudo é enviado para a Diretoria de Paisagismo (Dpai) da Sedurb, que executa o serviço. Após a poda, os galhos e resíduos são recolhidos pelos agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Corte de árvores – Já para a solicitação do corte de árvores em logradouros públicos (calçadas), se faz necessário que o requerente vá até a Semam, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Ele irá preencher um formulário de avaliação arbórea, que deverá ser anexado às cópias dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência (documento de fornecimento de energia, água, conta telefônica ou cartão de crédito). No caso da árvore está na frente de um prédio residencial (condomínio), a solicitação terá que vir acompanhada da ata de reunião que informa aos condôminos que será pedido à PMJP a sua retirada.

De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, da Divar, este procedimento segue o Código Municipal de Meio Ambiente. “Qualquer cidadão que more em João Pessoa pode solicitar a avaliação, sem nenhum custo. A vistoria da Semam, que consiste na primeira etapa antes da poda de qualquer árvore, é realizada num prazo de 15 dias, tempo necessário para a elaboração e emissão do laudo técnico. Depois de emitido o laudo, a execução do serviço é realizada pela Sedurb”.

Poda – A poda promove o equilíbrio físico das árvores, impedindo que galhos secos caiam sobre pedestres e carros, além de atingir a fiação elétrica. O procedimento também garante a saúde do vegetal, já que a poda de assepsia evita que galhos secos, contaminados com fungos ou cupins, se espalhem por toda a árvore.