Prefeito inaugura sistema de segurança nas 170 unidades educacionais da Capital

Por - em 531

01-04-14-Escola Segura_foto_Alessandro-Potter015Mais segurança para os estudantes e mais tranquilidade para os pais. Este é o objetivo do programa Escola Segura, implantado oficialmente na manhã desta terça-feira (1) pelo prefeito Luciano Cartaxo. A iniciativa, que abrange as 170 unidades educacionais da Capital, compreende a instalação de sistema de monitoramento por câmeras, que contou com investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no bairro Colinas do Sul.

O prefeito Luciano Cartaxo ressaltou que é a partir da educação que se pode promover uma verdadeira mudança na sociedade. “Esta é a demonstração de que a prioridade da nossa gestão é cuidar das pessoas e olhar para o futuro. Queremos que a escola seja um ambiente agradável, seguro e com ensino de qualidade. Com a instalação destas câmeras poderemos acompanhar o dia-a-dia das escolas e, assim, dar mais segurança aos pais, alunos e professores. É envolvendo a família e a escola que poderemos garantir um novo patamar na educação na Capital”.01-04-14-Escola Segura_foto_Alessandro-Potter002

De acordo com secretário municipal da Educação, Luís Júnior, o projeto Escola Segura tem a prevenção como grande marca. “Cada pai de família sabe que os maiores bens que possuem são essas crianças. Poder deixá-las aqui, sabendo que elas estarão seguras, vai ser motivo de muita tranquilidade. E este também vai ser o sentimento dos professores, que vão poder dedicar toda sua preocupação apenas para o planejamento e transmissão do saber pedagógico”, afirmou.

O secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, destacou que a gestão tem feito o maior investimento em segurança na história da cidade. “Capacitamos e nomeamos mais de 300 guardas municipais e agora, com este projeto, encontramos os meios necessários para que os profissionais deixem de cuidar apenas do patrimônio e possam cuidar diretamente das crianças, criando um vínculo com a comunidade”, destacou.

01-04-14-Escola Segura_foto_Alessandro-Potter013Tranquilidade – O estudante Pedro Henrique dos Santos, do 5º ano, foi um dos que aprovou a medida. “É bom poder vir à escola sem medo, saber que vou estar mais seguro. Eu e meus colegas ficamos muito felizes porque sabemos que, se alguma coisa acontecer na escola, vamos poder saber e procurar os culpados”, afirmou.

Para o professor André Amaral, diretor da Escola Raimundo Nonato, este é um momento especial para a escola. “Temos muito que comemorar nesta gestão por perceber que existe uma determinação em ouvir os educadores e buscar soluções para todas as demandas. A instalação deste sistema de segurança é uma prova disso”, afirmou.

Estrutura – Com o programa Escola Segura, todas as escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) do Município contarão com serviço individual de monitoramento. Em cada unidade foram instaladas 16 câmeras, além de sensores de presença, central de monitoramento com transmissão de dados via telefônica, GPRS, internet e uma TV de 32 polegadas para acompanhamento das imagens.

Além disso, foi contratada uma empresa especializada na manutenção mensal dos equipamentos, que irão funcionar 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana. O serviço oferecido para a população ainda irá contar com uma equipe de moto patrulha que fará rondas no entorno das escolas.01-04-14-Escola Segura_foto_Alessandro-Potter001

As câmeras estão sendo instaladas em espaços de uso comum, como a entrada de cada unidade de ensino, corredores, pátio, ginásio e secretaria. O monitoramento também poderá ser feito por meio de aplicativos em smartphones ou computador. Além da transmissão ao vivo, as imagens são gravadas e arquivadas por um mês, podendo ser resgatadas se necessário.