Prefeito lança ‘Força Municipal de Prevenção de Riscos’ para o período chuvoso

Por - em 451

07-04-14-Prevenc_a_o de Riscos_foto_Alessandro-Potter004Planejamento e prontidão para enfrentar os problemas ocasionados pelas chuvas. Essa é a missão da operação “João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos”, lançada na manhã desta segunda-feira (7) pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O projeto, que envolve diversas Secretarias da gestão, sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC), vai agir de forma intensiva na prevenção de desastres ambientais por toda a cidade.

“Esta é uma ação que une forças de diversos setores da administração municipal para que tenhamos a capacidade de fazer todo um diagnóstico e agir efetivamente para prevenir catástrofes”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “João Pessoa tem um período crítico de chuvas e nós não podemos mais ser surpreendidos por ele, temos que estar prontos. Vamos levar as equipes às ruas, conversar com a população e envolvê-los neste trabalho. Precisamos da parceria de cada cidadão para que este trabalho dê certo”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, afirmou que esta é a primeira vez que a Prefeitura de João Pessoa elabora um plano intersetorial com foco na prevenção de desastres. “Fomos orientados pelo prefeito Luciano Cartaxo a olhar para as comunidades e áreas de risco, mas também a manter um plano dinâmico, pronto para agir por toda a cidade. A Prefeitura tem trabalhado em obras que solucionem os problemas, mas continua atenta e preparada para agir de forma preventiva e emergencial”, garantiu.

Operação – A Força Municipal de Prevenção de Riscos tem como objetivo a ampliação e articulação dos serviços de prevenção de alagamentos e deslizamentos de encostas, entre outras catástrofes ambientais. O plano inclui serviços de limpeza e desobstrução de galerias pluviais, dragagem de rios, capinação de vias, remoção de entulhos, avaliação da estabilidade de árvores e podas, colaborando assim, com a diminuição dos efeitos das chuvas típicas que ocorrem entre os meses de maio e setembro.

As ações serão realizadas por cerca de 140 técnicos, com o auxílio de outros profissionais, que estarão sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC). Participam da operação as secretarias de Infraestrututa (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Segundo levantamento da Defesa Civil, atualmente, 31 localidades são consideradas áreas de risco em João Pessoa. Durante a primeira etapa da operação, as atividades serão realizadas no Centro, passando pela Lagoa, Ponto de Cem Réis, Porto do Capim, seguindo posteriormente aos bairros de Jaguaribe, Bancários, José Américo, Torre, Geisel, Mangabeira e áreas adjacentes.07-04-14-Prevenc_a_o de Riscos_foto_Alessandro-Potter007

Seinfra – A Secretaria de Infraestrutura vai intensificar as ações de limpeza e desobstrução de galerias nos pontos críticos de drenagem, bem como o trabalho de contenção de encostas. As equipes de manutenção, compostas por 30 trabalhadores, atuarão em diversos bairros para limpeza e desobstrução de galerias pluviais. Diariamente, entre 6 e 10 m³ de lixo são removidos de dentro das galerias. Entre os materiais retirados, os destaques seguem para plásticos, latas, sandálias, papéis, isopores, brinquedos, borrachas, vidros, entre outros.

Emlur – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) disponibilizará um efetivo de 75 agentes de limpeza para a ação. Serão feitos serviços de limpeza e capinação em diversos bairros e pontos considerados críticos para a prevenção de alagamentos. Além disso, a Emlur fará a limpeza dos rios Jaguaribe, Timbó e Cuiá e das comunidades e áreas de risco da Capital. Também será disponibilizada duas retroescavadeiras, uma escavadeira hidráulica, uma pá regadeira, seis caminhões, dois barcos flutuantes e dois ônibus.

Sedurb – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) seguirá com os serviços de poda das árvores nas áreas públicas, como praças e calçadas, e remoção de árvores diagnosticadas como de risco para a população. A Sedurb contará com a colaboração de seis trabalhadores integrantes da Diretoria de Paisagismo e um caminhão muque será utilizado para colaboração em ações específicas.

Semam – A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) participará da operação avaliando fisicamente a estabilidade das árvores e palmeiras de risco, realizando a descupinização, combate de fungos e tratamentos dendrocurativos e podas de árvores de risco, com problemas estruturais causados pela ação de insetos e fungos.

Sedes – Caso necessário, durante as ações preventivas, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) possui uma capacidade de atendimento de emergências que compreende a destinação de 2 mil cestas básicas, 2 mil colchões e 2 mil cobertores e conta com o trabalho de 10 agentes de Desenvolvimento Social, seis assistentes sociais de Trabalho Social e Comunitário, além de um caminhão baú, em regime de plantão.