Professores participam de formação em Literatura de Cordel
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está promovendo, na rede municipal de ensino, a formação continuada em Literatura de Cordel para professores de Língua Portuguesa, Artes e polivalentes que optam em trabalhar com o projeto “Cordel na Sala de Aula”. As aulas foram divididas entre os nove polos educacionais da Sedec. Na última sexta-feira (11) participaram os professores do Polo IV.
“Nosso objetivo é lançar propostas metodológicas de como trabalhar o cordel em sala de aula. Primeiramente eles se fundamentam no conhecimento da cultura nordestina e ainda aprendem como trabalhar através da leitura oral o cordel com os alunos”, disse Laura Maurício, coordenadora do projeto “Cordel na Sala de Aula”.
Ney Robson é professor polivalente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Hugo Moura, localizada no Padre Zé. Como sertanejo, ele disse que foi criado ouvindo cordelistas nas feiras livres e que quer transmitir essa cultura para as novas gerações. “Quando vi o projeto na Prefeitura de imediato quis trabalhar com os alunos em sala de aula e fui descobrindo alguns talentos. É muito importante o resgate da Literatura de Cordel, uma forma de valorizar a nossa a cultura”, enfatizou o professor.
No mês de novembro cada escola apresenta a feira de literatura de cordel onde se apresentam emboladores, cordelistas, violeiros, alunos, além de encenação de peças de teatro em cordel.
Cordel na Sala de Aula – O projeto tem como objetivo utilizar a literatura de cordel como instrumento pedagógico dentro das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa surgiu da necessidade de valorizar a cultura popular e busca inserir, nas práticas curriculares, as manifestações culturais, reconhecidas pela comunidade da qual a unidade de ensino faz parte. Em suas ações, a literatura de cordel é vista como um valioso instrumento para o estudo da Língua Portuguesa e da história nordestina.