Prefeitura realiza IV Conferência Territorial de Economia Solidária

Por - em 425

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza, nesta terça-feira (6), da IV Conferência Territorial de Economia Solidária, que está sendo realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante todo o dia.

O evento contará com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), do Fórum de Economia Solidária e da Superintendência Regional do Trabalho.

Com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, as conferências territoriais preparam e elegem delegados para a etapa estadual, que serão realizada nos dias 22 e 23 de maio, em João Pessoa, na Superintendência Regional do Trabalho.

Municípios Participantes – Participam do evento Caporã, Conde, Alhandra, Pedras de Fogo, Capim de Mamanguape, Sapé, Mamanguape, Mari, Riachão do Poço, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, São Miguel, Mulungu e João Pessoa. Também participam das conferências os representantes de poder público, organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários.

Objetivos – As conferências territoriais têm o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais, e promover o debate sobre integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil. Já foram realizadas as conferências territoriais em Cajazeiras (para a região do Sertão), em Campina Grande (Agreste e Curimataú) e em Monteiro (Cariri).

“A Conferência Territorial de Economia Solidária, é o momento importante porque reuni o governo para um momento de balanço e proposições de novas ações”, afirmou a Diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), Lúcia Silva.

A Sedes conta com quatro unidades de Inclusão Social e produtiva em Economia Solidária: Centro de Referência para Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré, Marcenaria Escola, Lavanderia Pe. Hildon Bandeira e a Unidade de Inclusão Social, Produtiva e Vestuária do Alto do Mateus.

O município de João Pessoa é o único no Estado da Paraíba a ter a prática da Economia Solidária institucionalizada através de uma diretoria na estrutura da Sedes. Em 2013, visando fortalecer o marco legal da política, foi iniciado o processo de organização do Conselho de Economia Solidária composto por 2/3 da sociedade civil e 1/3 não-governamental.

Programação da Conferência Territorial de Economia Solidária

Manhã
8h –
Credenciamento
9h – Abertura da Conferência
9h30 – Apresentação cultural
10h – Leitura e aprovação do regimento interno
10h30 – Apresentação do texto referência (palestra)
11h30 – Debate sobre texto referência
12h – Intervalo para almoço

Tarde
13h30 –
Grupos de trabalho
16h – Apresentação da síntese
17h – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual
17h45 – Escolha da Comissão Elaboração do Plano Territorial
16h – Encerramento da Conferência Territorial