Estudantes participam de formação e acompanham demandas eleitas pelo OP Criança

Por - em 730

op_crianaaeadolecente_escolaoscardecastro_foto_gilbertofirmino (106)Na próxima quarta e quinta-feira (7 e 8) a Escola Municipal Cônego João de Deus será o cenário de duas atividades relacionadas ao Orçamento Participativo Criança e Adolescente 2014 (OPCA).  O OPCA é uma das inovações promovidas pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, em conjunto com a Secretaria de Educação (Sedec) e tem o objetivo de estimular os alunos das escolas municipais de João Pessoa a refletirem sobre as necessidades das suas unidades de ensino e elaborarem propostas para melhorar a qualidade do ambiente escolar.

O primeiro dia será dedicado à Formação Cidadania, com uma explicação para os estudantes sobre como funciona o OPCA, para que eles tornem multiplicadores, reproduzindo o processo em sala de aula. No segundo dia, será mostrado aos alunos qual o encaminhamento dado às demandas que foram eleitas no ano anterior. Este é o segundo ano que a Escola Municipal Cônego João de Deus participa do OPCA.

O OPCA nasceu com o intuito de despertar, nas crianças e adolescentes das escolas municipais de João Pessoa, a op_crianaaeadolecente_escolaoscardecastro_foto_gilbertofirmino (84)oportunidade de refletir a respeito das necessidades do seu ambiente  escolar e da sua comunidade. “Além disso, os estudantes que se envolvem nessas atividades acabam tendo uma compreensão muito mais ampla sobre a importância da participação popular na política e sobre como eles podem interferir positivamente  para o desenvolvimento de uma cidade melhor”, defende o secretário executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo.

Todas as demandas aprovadas têm que passar por um estudo de viabilidade técnica e orçamentária da Sedec, antes de serem incluídas no orçamento da Prefeitura.  Na primeira edição, mais de 4.508 crianças e adolescentes participaram do OPCA, sendo eleitos 1.078 Conselheiros, que neste segundo ano participam do monitoramento da execução das demandas eleitas no ano de 2013.