Prefeito entrega certificados para mulheres do residencial Manacá e comemora Dia das Mães

Por - em 852

Luciano_café_Res.Maracá_foto_JuSantos 086O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram, na manhã deste sábado (10), da comemoração do Dia das Mães do condomínio Manacá, em Paratibe, no bairro Valentina Figueiredo. Durante a festa, o prefeito entregou certificados de cursos de formação desenvolvidos pelo projeto na comunidade. O evento é uma parceria do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) – da Secretaria Municipal da Habitação – com a Associação de Amigos e Moradores do Manacá.

“Além de entregarmos as novas moradias, estamos oferecendo as condições necessárias para que o cidadão viva com dignidade, o que inclui a formação profissional”, destacou Luciano Cartaxo. “Hoje estamos garantindo que muitas mulheres do residencial Manacá possam entrar no mercado de trabalho e construir uma vida melhor para si. É uma felicidade imensa poder comemorar o Dia das Mães ao lado dessas mulheres e também parabenizar todas as mães de nossa cidade”, complementou.

A entrega de certificados contemplou 15 mulheres, que concluíram o curso profissionalizante de Doces e Salgados em uma turma específica do Manacá. Este é um dos diversos programas oferecidos pelo projeto, que ainda oferta cursos de corte e costura, pedreiro, torneiro mecânico, entre outros. As aulas são ministrados na própria comunidade por profissionais da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab),Senac e Senai, conveniados com o Município.

A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, destacou o compromisso da polísedes_manaca_foto_manoelmartiliano (72)tica habitacional da Prefeitura de João Pessoa, que vai além da entrega da casa. “O programa Minha Casa Minha Vida também tem o objetivo de humanizar e facilitar a convivência entre as pessoas e nós temos conseguido fazer isso, contando sempre com a parceria dos moradores e das associações”, contou.

A empregada doméstica Vilma Crispim, de 35 anos, foi uma das mulheres que receberam o certificado. “O curso foi ótimo, tivemos uma professora maravilhosa e que trouxe muitas novidades pra minha vida. Agora eu sei fazer tortas, doces, massas, pizzas, coisas que a gente considerava muito difícil mas que agora somos capazes de fazer. Vamos investir nesse ramo e montar o meu próprio negócio”, garantiu.

sedes_manaca_foto_manoelmartiliano (57)O projeto – O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é uma ação social incluída no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A ideia é que, além de receber a casa, os moradores possam contar com acompanhamento profissional que garanta uma melhor convivência e mais qualidade de vida.

“Temos psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que acompanham as famílias continuamente após a entrega dos imóveis”, explicou a técnica social Daniela Medeiros. “Além dos cursos profissionalizantes, fazemos reuniões periódicas para acompanhar as dificuldades enfrentadas e ações sociais de promoção da cidadania, como campanhas e os eventos que marcam as datas comemorativas”, explicou.

Dia das Mães – Em parceria com a Associação de Moradores, a PMJP promoveu um evento especial para as mães do Manacá. Elas participaram do café da manhã , oferecido pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), e também aproveitaram as  sessões de massagem e higienização facial, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com profissionais de estética da Faculdade Santa Emília de Rodat.

A diretora da Associação de Moradores e Síndica do Residencial Manacá, Rosália Barbosa, falou sobre a parceria com a Prefeitura de João Pessoa: “Temos mantido uma relação de muita proximidade e se ajudando em tudo que é preciso. Hoje fizemos este café da manhã com bastante carinho e organizamos muitas atividades para que as mães se sintam acolhidas em seu dia. É um trabalho em equipe”, revelou.

Dona Rosemilda de Melo aprovou a festa, assim como as ações que são desenvolvidas na comunidade. “Morar aqui significa muito, só em ter saído do aluguel já é uma vitória. Passei doze anos morando de aluguel e vim para cá e minha vida mudou muito. Aqui todos os vizinhos são amigos e nós fazemos tudo combinado sempre com a participação das equipes do Trabalho Social”, contou.