Sedes homenageia mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
A tarde desta terça-feira (13) foi dedicada as mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Pessoa Idosa), desenvolvido pela Secretaria de desenvolvimento Social (Sedes). Cerca de 500 mães compareceram à área de lazer do Serviço Social do Comércio, levando muita alegria, dando exemplo de vida, descontração e emocionando o público presente. A festa foi uma homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo (11).
O Grupo “Idosos em Ação”, de Mangabeira, abriu a programação às 14h, apresentando uma dança com performance alusiva à Copa do Mundo 2014, sediada no Brasil. Em seguida, o Grupo Fênix, do Altiplano, apresentou um animado xaxado, em homenagem ao aniversário de 100 anos do saudoso sanfoneiro Luiz Gonzaga.
Após a apresentação dos grupos, as mães invadiram o salão embaladas pelo som dos anos 60, 70 e muito forró. A coordenadora do SCFV/Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), Nilsonete Lucena de Ferreira, considerou o momento de muita emoção. “Tudo isso nos emociona muito. Mesmo com a chuva, elas vieram e estão dando um exemplo de fortaleza e vida”, destacou.
A Festa das Mães faz parte do calendário temático desenvolvido pela Sedes. Maria José, de 68 anos, foi uma das senhoras que comparaceu ao evento. Ela disse que nunca perde as festas e outros encontros dos grupos. “Aqui é um momento em que relaxamos, brincamos e fazemos novas amizades”, destacou.
Fortalecimento de vínculo – Nilsonete Lucena Freire evidenciou a importância do evento, lembrando que é uma ação que busca promover a integração e a troca de experiências entre os grupos de idosos. “O objetivo, além do fortalecimento de vínculos comunitários, é integrar os diversos grupos de convivência de pessoas idosas acompanhados pela Prefeitura Municipal”, destacou.
O encontro foi embalado pelo som do chorinho da ‘Bandinha Alvorada da Melhor Idade’, composta por senhoras e senhores que participam do Centro de Convivência do Instituto de Previdência do Município (IPM). Para o superintendente do IPM, Rui Leitão, esse foi um momento especial. “O dia é de confraternização, reconhecimento e respeito ao idoso. Hoje estamos aqui para agradecer a todas essas mães por sua dedicação e amor desempenhado ao longo de todos esses anos”, disse.