Secretaria de Saúde realiza ação de combate ao mosquito transmissor da dengue
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está desenvolvendo ações em combate à reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Equipes estão visitando todos os bairros da cidade, vistoriando pontos estratégicos que servem de criadouros para o transmissor da dengue.
De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, é fundamental a ação de prevenção neste período do ano. “Esse momento de chuvas intercaladas estimula a fêmea a reproduzir. Locais como pneus e calhas plásticas acumulam água, favorecendo assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, afirmou.
Os agentes da Vigilância Ambiental estão visitando também as casas para a eliminação dos focos do mosquito e orientar os moradores sobre o combate. Nilton destaca que a participação da população é muito importante para a prevenção contra a reprodução do mosquito através da eliminação da água parada.
“Se as pessoas tiverem o controle ao menos uma vez por semana, trocando a água parada em vasos e tonéis, por exemplo, nós já evitamos a epidemia de dengue, pois nesse tempo o mosquito ainda se encontra na fase de larva”, explicou.
As pessoas que apresentarem os sintomas da dengue devem procurar os focos em sua residência ou nas proximidades para fazer a eliminação. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, forte dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, náuseas, tonturas e extremo cansaço.
Disque Mosquito – Em caso de dúvida ou pedido de orientação sobre a prevenção e o combate, a população pode entrar em contato com o Disque Mosquito, através do número 3217-5718.
.