PMJP inaugura primeiro cinema e biblioteca ecológicos da rede municipal

Por - em 757

sedec_cinema (1)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inaugura, nesta quarta-feira (21), na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Jardim Veneza, às 15h, a primeira sala de cinema ecológico da rede municipal de ensino. A ação se deu graças a uma parceria da PMJP com o projeto cultural “Salas de Cinema Cine Popular” (Cineco – O cinema ecológico). Já nesta quinta-feira (22), às 11, a Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira II, ganha a Ecoteca – a biblioteca ecológica.

O objetivo da sala de cinema ecológico, além de levar lazer e cultura para os estudantes e para a comunidade, busca criar mais uma ferramenta para os professores desenvolveram trabalhos pedagógicos.

“Essa parceria que estamos fazendo com Deca Duratex mostra a importância de termos parceiros, tanto no setor público, mas sobre tudo no setor privado, que têm uma visão ampla de responsabilidade social. Cinema, considerado a sétima arte, dá uma ampla visão ao aluno de sensibilização para o belo, para o culto. A abertura desse cinema é uma coisa história porque vai permitir que os alunos daquela escola possam efetivamente se encontrar com a sétima arte. Queremos posteriormente expandir esse processo”, disse o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

O cinema ecológico vai contar com um acervo de 200 filmes em DVDS, 30 livros sobre cinema, um projetor de alta definição, caixa acústica, tela elétrica translucida, um aparelho player DVD 3D e 60 poltronas. O cinema é fabricado com uma estrutura de alumínio e placas recicladas de embalagens de leite.

Cineco – O Cineco foi criado pelo Instituto Educare e é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e conta com a iniciativa e patrocínio da Deca Duratex.

Biblioteca ecológica – E ainda dentro da parceria será inaugurado nesta quinta-feira (22), às 11, na Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira II, a Ecoteca – a biblioteca ecológica. A Ecoteca é um espaço voltado para a leitura com um acerco de 700 livros infanto-juvenil paradidáticos que irá ajudar nas pesquisas dos alunos. “O que se percebe é que há uma confiança na qualidade do ensino e esses instrumentos vão contribuir ainda mais o processo educativo e pedagógico dos nossos alunos da rede municipal”, afirmou Luiz Junior.