Operação já desobstruiu galerias pluviais em diversos pontos da cidade

Por - em 482

seinfra_joao pessoa em acaoPara evitar alagamentos motivados pelo entupimento de galerias pluviais, a Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’ já limpou e desobstruiu dutos subterrâneos, em diversas localidades da cidade, desde que foi lançada no mês de abril, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenação Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC).

Nesta sexta-feira (23), equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) seguiram com as ações na Avenida 14 de Julho, no bairro do Rangel, trabalho iniciado na última quinta-feira (22) e que também já foi realizado em outras áreas de João Pessoa, como na Avenida Sérgio Guerra (Bancários), no entorno do Parque Sólon de Lucena (Lagoa), nas proximidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e nos bairros de Jaguaribe, Tambiá e José Américo.

Ainda seguindo o cronograma da operação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), atuou na poda de árvores de grande porte nos bairros da Penha, Castelo Branco e Bessa. Com esta ação, folhas e galhos são removidos e recolhidos, evitando que se espalhem e sujem as ruas ou obstruam canaletas, durante o período de chuvas.

Já os agentes de limpeza, integrantes da equipe aquática da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), seguiram na limpeza e desassoreamento do rio Cuiá, entre os bairros do Geisel e Valentina, com o objetivo de retirar lixos, vegetação e demais entulhos que impeçam o fluxo das águas. Com este serviço, a operação espera evitar alagamentos nas vias próximas ao rio.

A Emlur também auxiliou a Defesa Civil Municipal na demolição de residências instaladas em áreas de risco, no bairro São José. Durante toda esta semana, os moradores da localidade receberam orientações sobre a importância da desapropriação das casas consideradas inseguras.

Disk 24h – A Defesa Civil Municipal disponibiliza o Disk 24h – 0800 285 9020 em regime plantonista, para atender a população em caso de riscos de acidentes provocados pelas chuvas. A ligação é gratuita e o serviço atende também nos feriados e finais de semana.