Alunos participam de evento que estimula valores éticos e morais
A manhã desta sexta-feira (13) foi de muita alegria, união e louvor na Escola Municipal Anayde Beiriz, localizada no bairro das Indústrias. Logo cedo, os alunos das turmas do 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade de participar do Projeto Ecumênico-Valores I, cujo objetivo é integrar para educar, a partir da ênfase no fortalecimento dos valores éticos, morais e sociais, de senso comum, para a vida em sociedade.
“A ideia de fazer esse trabalho partiu da própria necessidade do alunado da escola. Temos que resgatar a autonomia, os valores humanos. Queremos gerar valores de família, de família escolar e valor espiritual”, disse o professor de ensino religioso, Josinaldo Dantas.
Durante o evento, que aconteceu no ginásio da escola, os estudantes expressaram esses valores por meio da arte em cartazes, peças, interpretações musicais e dança, sempre no segmento religioso. As apresentações abordaram vários temas como paz, amor, vida, espiritualidade e família.
A aluna Elidriene Maria, do 8º ano, encenou uma dança e aprovou o projeto. “Esse festival é gratificante porque podemos mostrar que nós não temos diferença entre religiões e que o mundo não é só violência. Só depende de você escolher o que quer para a vida”.
Com ginásio lotado e o objetivo alcançado o diretor da unidade escolar, Marcos Antônio de Freitas, não conseguiu segurar as lágrimas. “Eu estou chorando de alegria em saber que podemos plantar uma sementinha para colher no futuro para que nossos alunos possam vivenciar verdadeiramente os valores que estão sendo perdidos e que possam se tornar ótimos cidadãos no futuro”, enfatizou ele.
O evento também contou com a palestra de Leonardo da Silva Gonçalves cujo tema foi ‘Fortalecendo Valores e Valorizando a Vida!’. Leonardo é ex-usuário de drogas e mandou um recado para os adolescentes e os jovens da escola. “Eu fico feliz em poder dar um testemunho para vocês e mostrar que existe uma segunda chance e que temos um Deus que tudo pode”.