Sedes realiza palestra com alunos contemplados com o Bolsa Universitária
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa realiza nesta terça-feira (1°), às 14h, uma palestra com os 150 alunos contemplados no Programa Bolsa Universitária. O evento, que será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, terá como tema “Direitos Humanos e Deveres dos Alunos Contemplados em 2014”.
A palestra faz parte da última etapa dos critérios de validação da entrada do estudante no programa. “A presença é obrigatória no sistema de avaliação e habilitação do aluno. Quem não participar será automaticamente cancelado do processo, sendo a vaga repassada para os alunos que integram a lista de espera”, alertou a coordenadora do programa, Juliana Maia. Os alunos selecionados passaram por uma série de exigências. A lista de espera consta de 106 nomes.
Direitos e deveres – Segundo informações da coordenadora, para entrar no Programa Bolsa Universitária, o aluno deve provar sua situação de vulnerabilidade social. “Não só dependerá da renda percapita da família, mas o contexto geral, a exemplo da idade, quantidade de filhos, dependentes e outras exigências”.
Para permanecer no programa, o aluno terá que ser aprovado em 80% das cadeiras do curso no período. A cada reprovação, perde 20% do total da bolsa. Outra exigência é que ele compareça na coordenação nos meses de julho e janeiro de cada ano, apresentando o histórico escolar e mostrando que é um aluno regularmente matriculado. “Se ele fechar o curso ou abandonar, perde a bolsa automaticamente”, destacou a coordenadora.
O Bolsa Universitária foi criado em 2010 e atualmente atende cerca de 300 alunos. O valor varia da condição do aluno. Se a família for contemplada com o Programa Bolsa Família, recebe um 1/6 do salário mínimo, que equivale a R$ 120,00, se não, recebe 1/3, o equivalente a R$ 241,33.