Sedes realiza palestra para contemplados do Bolsa Universitária 2014

Por - em 590

sedes_bolsauniversitaria_foto_corneliofelipe_ (42)A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa deu boas vindas aos 150 novos contemplados no Programa Bolsa Universitária, na tarde desta terça-feira (1°), com uma palestra sobre ‘Direitos Humanos e Deveres dos Alunos Contemplados em 2014’. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria.

A coordenadora do Programa, Juliana Maia, abriu o evento, às 14h30. Na ocasião ela destacou a importância e lembrou da necessidade do senso de responsabilidade e compromisso que o estudante deve ter, para garantir o benefício e sua continuidade durante todo o processo de ensino. “Acreditamos que esta ajuda é mais uma contribuição favorável para a melhoria da educação de todos os contemplados”, destacou a coordenadora. Juliana e a psicóloga Josélia Matias Saraiva, conduziram à palestra, última etapa do processo de seleção dos contemplados deste ano.

A universitária Liana Apolinário de Sousa, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é inscrita no Cadastro Único e desta vez foi contemplada no Programa. Ela está muito satisfeita e esperançosa. “A Bolsa Universitária além de ser um direito nosso, nos oferece uma oportunidade e possibilidade de mudar a nossa vida”, considerou a estudante. Ela mora no Rangel, é casada e tem três filhos pequenos. Para Liana, o benefício irá contribuir bastante nos seus estudos, principalmente com o transporte e livros.

sedes_bolsauniversitaria_foto_corneliofelipe_ (5)Na oportunidade, foi apresentado todo o histórico do Programa, criado em 15 de março de 2010 e que em 2014 contabilizou mais de 400 inscrições de estudantes, dos quais 150 foram selecionados. O estudante que não participou, foi automaticamente cancelado do processo, dando lugar ao próximo da lista de reserva.

Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter concluído nenhum curso de nível superior, bem como estar usufruindo de qualquer outro benefício ou incentivo à graduação.

Ajuda de custo – O Programa Bolsa Universitária representa uma ajuda de custo para despesas como passagens, xérox e outras necessidades pertinentes aos alunos, que são estudantes carentes e que muitas vezes necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos estudos.

Para ser beneficiado, o aluno tem que estar regularmente matriculado em instituições de ensino de nível superior (pública ou privada), ser inserido no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Os valores das bolsas são de 1/3 do salário mínimo vigente, para o aluno selecionado, cuja família esteja cadastrada no CadÚnico, e de 1/6 do salário mínimo vigente para o aluno que a família já esteja recebendo o benefício do Bolsa Família.