Instituto Cândida Vargas comemora assistência a uma das primeiras crianças atendidas

Por - em 780

DO Instituto Cândida Vargas (ICV) comemorou nesta sexta-feira (4) a assistência a uma das primeiras crianças atendidas pelo Método Mãe Canguru na Paraíba. A família da estudante Taciana dos Santos Silva escolheu a maternidade para celebrar o aniversário de 15 anos da adolescente que nasceu no período de implantação do método.

Criado na Colômbia em 1979, o Mãe Canguru é desenvolvido no ICV há 15 anos. Entre os benefícios, o método estimula o aleitamento materno, diminui o risco de infecção hospitalar, ajuda aos pais a aprenderem os cuidados com o seu bebê e, com isso, terem maior autoconfiança após a alta hospitalar.

Taciana nasceu de forma prematura, com apenas 844g, quando sua mãe ainda estava com seis meses de gestação. A estudante disse que se sente grata a toda equipe pela assistência que recebeu em seus primeiros dias de vida. “Estou feliz de estar de volta no local onde nasci. Nunca imaginei que conheceria a maternidade. É uma sensação muito boa”, disse Taciana.

Elisabeth dos Santos, mãe da estudante, relembrou os três meses que passou na maternidade até que sua filha estivesse pronta para receber alta. “Recebemos o atendimento necessário no momento em que precisamos e é bom voltar para dar força a outras mães”, disse.

Para a diretora multiprofissional do ICV, a homenagem é um grande reconhecimento para o trabalho dos profissionais da unidade. “Isso mostra a dedicação e eficiência que estamos tratando aqui com os nossos usuários, sempre acreditando e motivando fazer um SUS de qualidade”, afirmou.D

Esta não é a primeira vez que uma família retorna à maternidade como reconhecimento ao trabalho da equipe. “O ano passado uma família de Sapé celebrou aqui o aniversário de um ano de sua filha Talita, que também nasceu prematura”, disse.

Uma das profissionais homenageadas pela família de Taciana foi a enfermeira Gisa Cavalcanti, que cuidou da menina em seus primeiros meses de vida. “No período de implantação do método eu já trabalhava na maternidade e ela foi uma das primeiras crianças que eu cuidei. Bom saber que hoje ela é uma menina saudável”, afirmou.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o ICV como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru. De acordo com diretora multiprofissional da unidade, o ICV é a única maternidade do Nordeste a receber o reconhecimento nacional.

DMTA –  A Sala de Apoio à Amamentação do ICV do Instituto Cândida Vargas (ICV) recebeu na quinta-feira (3) uma certificação do Ministério da Saúde, reconhecendo a instituição como “amiga da mulher trabalhadora que amamenta”. A solenidade aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde em fornecer apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno às mulheres que estão retornando ao trabalho após a licença maternidade e que ainda amamentam seus filhos.

A sala do ICV dispõe de material necessário para que a trabalhadora retire seu leite durante a jornada de trabalho, armazene e depois leve para seu filho ao retornar para casa. Caso a mãe queira doar para o Banco de Leite, o leite fica armazenado para ser pasteurizado e distribuído.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Raquel Torres, a ação beneficia tanto a trabalhadora quanto a instituição “pois o leite materno é a melhor fonte de alimento para o bebê, evitando doenças e dando mais qualidade de vida ao lactante. A mulher continuando a amamentar seu filho, evitará que ele adoeça, evitando, assim, o absenteísmo no serviço”, explicou.

O ICV –  No Instituto Cândida Vargas (ICV), são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.Sala de apoio

Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós- parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.